Valinhos (SP) tem supermercado com maior produção de energia solar em telhado na região
Sistema instalado no Flex Atacarejo tem uma potência 485 KWP e corresponde a 90% da energia utilizada pelo local


O supermercado Flex Atacarejo, em Valinhos, no Estado de São Paulo, acaba de inaugurar um sistema fotovoltaico em seu telhado, que possui uma potência 485 KWP (quilowatt-pico) e corresponde a 90% da energia utilizada pelo local. No total, foram instalados 1,8 mil módulos fotovoltaicos em uma área de 3,6 mil metros quadrados.
O sistema foi projetado instalado pela empresa NR2 Energia Sustentável. A expectativa é que, com a geração de energia solar, limpa e sustentável, o atacadista evite a emissão de 495.000 kg de CO2 (dióxido de carbono) por ano, além de trazer uma economia significativa para o supermercado.
O projeto é considerado a maior instalação homologada pela CPFL em um telhado, seja em tamanho e em produção. "Percebemos há algum tempo essa tendência de um varejo mais sustentável. É muito legal sentir a democratização deste tipo de energia e poder investir nela, trazendo sustentabilidade e um impacto positivo no meio ambiente, sem perder a potência energética", explica Amilcar Pavan, sócio proprietário do Flex Atacarejo.
“O sistema funciona por um modelo de compensação, onde a energia durante o dia é produzida em excesso para suprir as horas que não fazem sol ou mesmo à noite”, explica Renato Oliveira, profissional da NR2 Energia Sustentável.
A preocupação com o impacto ambiental tem impulsionado alternativas sustentáveis para a geração e consumo de energia, ao passo que as novas tecnologias têm facilitado a democratização da fonte solar. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR), entre o período de 2019 e 2020, houve um crescimento de 63% na capacidade de geração de energia limpa e renovável por meio do sol no país, saltando de 4,6 gigawatts (GW) para 7,5 GW, tanto na modalidade distribuída quanto na centralizada.
Uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial, apontou que a expectativa nos próximos cinco anos, é que os investimentos das energias solar e eólica possam gerar mais de 1,2 milhão de novos empregos. "O sistema é bom para todo mundo, pois é totalmente sustentável, auxilia na geração de empregos e também tem um custo mais baixo", conclui Pavan.
Hoje, o estado de São Paulo é o segundo maior em potência instalada no Brasil, somando 12,4% da capacidade nacional, quase empatado com o Rio Grande do Sul, que detém 12,3% dessa capacidade. Na liderança está Minas Gerais, com 28,1% da capacidade nacional.

Adriana Dorante
Jornalista formada pela Universidade Santa Cecília (Santos), com especialização em jornalismo econômico pela PUC/SP. Trabalhou como repórter de economia em grandes veículos de Comunicação, como DCI e jornais regionais em Campinas. Realizou trabalhos em comunicação institucional (publicações impressas e digitais) e assessoria de imprensa para entidades e empresas de diferentes segmentos em São Paulo. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 5 anos.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

