Usina de geração híbrida solar e eólica é inaugurada no Piauí
Desenvolvido pela Auren Energia, projeto combina a complementaridade das duas fontes de energia renovável


A Auren Energia inaugurou um parque híbrido que combina energia solar e eólica no Piauí. O empreendimento, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está localizado no município de Curral Novo e faz uso da complementaridade entre as duas fontes de energia renovável, trazendo ganhos de eficiência ao sistema elétrico nacional.
Precursor do arcabouço regulatório que deu origem aos modelos de projetos híbridos e associados no país, Sol do Piauí tem capacidade inicial para gerar 48,1 MW e foi instalada em um terreno ao lado do já existente parque eólico Ventos do Piauí I, compartilhando a subestação de transmissão.
Com investimento de R$ 255 milhões, o projeto representa um marco para o setor elétrico ao criar uma vertente de negócios de geração renovável no país. As discussões para a regulamentação sobre o tema começaram em 2019.
A Auren realizou diversos estudos para implantação do projeto Sol do Piauí que foram compartilhados com a Aneel e contribuíram para criação das regras, comprovando a viabilidade dessa nova modalidade de geração.
De acordo com o CEO da Auren Energia, Fabio Zanfelice, o conceito híbrido possibilita a utilização da capacidade ociosa da rede de transmissão de energia ao longo do dia devido ao fato da produção eólica ocorrer majoritariamente no período noturno em virtude da característica do vento na região, reduzindo os investimentos para operação e manutenção do sistema em longo prazo.
“Além de evitar investimentos incrementais com estrutura adicional de transmissão, essa nova modalidade de geração complementa a geração eólica ao longo do dia ampliando a utilização da capacidade de transporte da rede existente e reduzindo custos de operação e manutenção.”
“Dessa forma, os projetos híbridos aumentam a resiliência para o Sistema Integrado Nacional e traz benefícios para todo setor, desde a possibilidade de otimização de recursos por parte dos empreendedores até a redução de impacto sobre a tarifa do consumidor final ao evitar custos adicionais de ampliação da rede existente.”
“O projeto Sol do Piauí é um ótimo exemplo da estratégia de expansão da Auren Energia que possui como princípio a diversificação do seu portfólio de geração e a busca pela complementaridade das fontes de geração e a excelência operacional”, afirmou o presidente da companhia.
Geração dia e noite
O novo parque Sol do Piauí está instalado em uma área de 107 mil hectares, conta com 112.080 módulos fotovoltaicos e funcionará no modelo associado. Neste sistema, as fontes solar e eólica geram a energia separadamente e compartilham a mesma subestação que conecta as plantas ao Sistema Interligado Nacional, prevendo menores investimentos com o uso de uma única rede de transmissão.
A energia do projeto solar irá complementar a produção eólica cuja geração é mais intensa no período noturno devido a característica dos ventos na região. Além de oferecer maior eficiência para operação, a complementaridade das fontes agrega segurança para o sistema nos períodos sazonais.
Entre junho e setembro, a safra dos ventos promove a alta da captação da energia eólica, sobretudo no período noturno. Nos meses seguintes, de novembro e abril, a geração solar é responsável por suportar o sistema no período diurno, quando ocorrem os picos de irradiação.
Os módulos fotovoltaicos possuem controladores que calculam a posição do sol e posicionam os painéis de acordo com o melhor ângulo de incidência dos raios solares para obter maior eficiência na geração da energia.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

