Trina Tracker instala primeira fábrica de rastreadores solares no Brasil
Com a nova sede em Salvador, a expectativa da empresa é de que a capacidade na produção dos equipamentos suba de 7,5 GW para 10 GW por ano


A Trina Tracker anunciou nesta terça-feira (29/08) a instalação da primeira fábrica de rastreadores solares no Brasil. A unidade, que será instalada em Salvador (BA), tem a previsão de iniciar suas operações no último trimestre deste ano.
Com unidades na cidade de Changzhou, na China, e Viana, na Espanha, a fábrica terá um incremento na capacidade de produção de rastreadores em 33%, passando de 7,5 GW para 10 GW por ano com a nova instalação.
De acordo com a empresa, a fábrica terá capacidade para produzir 2,5 GW em rastreadores, podendo ser ampliada com o aumento da demanda. Além de atender ao mercado local, a unidade brasileira poderá fornecer rastreadores para outros países da América Latina.
O vice-presidente para a América Latina da Trina Solar, Alvaro García-Maltrás, ressaltou que a produção de rastreadores no Brasil contribuirá para fortalecer os diferenciais competitivos tanto da Trina Tracker quanto de sua controladora, a Trina Solar.
“Além de a fabricação local permitir que o prazo de entrega seja menor em relação ao equipamento importado, o cliente final poderá contar com linhas de crédito do BNDES/BNB para financiar os seus empreendimentos solares”, disse.
No início da segunda quinzena de agosto, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a Trina Tracker Brasil como fornecedora credenciada, etapa que antecede a habilitação para que os seus produtos e equipamentos possam ser adquiridos por meio de linhas de crédito e programas do banco estatal, como o Financiamento de Máquinas e Equipamentos (Finame).
O executivo destacou ainda outras vantagens, como a assistência técnica para os clientes e da garantia de estoque de equipamentos e peças para rápida reposição durante o período de operação e manutenção de suas usinas.
Estratégias da Trina Tracker
Com a entrada em operação da fábrica em Salvador, a expectativa da Trina Tracker é de que no primeiro ano as vendas de rastreadores no mercado brasileiro dobrem em relação ao volume estimado para encerrar 2023, que é de aproximadamente 1 GW.
O otimismo está relacionado com um sensível aumento de consultas envolvendo novos projetos de geração distribuída e centralizada.
De acordo com a empresa, a escolha da região nordestina para a instalação se dá em razão de abrigar a maior parte dos projetos de usinas solares no Brasil. Além disso, o estado conta com um porto e rodovias, que facilitam o escoamento da produção.
“A instalação da fábrica da Trina Tracker no Brasil é mais uma demonstração da convicção da Trina Solar em torno do potencial de crescimento do mercado solar brasileiro. Investimos fortemente na produção local e qualificação cada vez maior de nossos técnicos com o objetivo de estar próximos de nossos clientes para entender as suas necessidades e atendê-los de forma cada vez melhor. Acreditamos que, dessa maneira, contribuímos de forma efetiva para o desenvolvimento do setor fotovoltaico”, afirmou García-Maltrás.
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/

Vanessa Loiola
Jornalista formada pela PUC-SP com experiência em mídia digital. Já cobriu as editorias de economia, finanças, bolsa de valores, política e entretenimento.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

