Órigo expande atuação para clientes residenciais
Consumidores podem ter acesso, por meio de um processo simples e digitalizado, à energia gerada em fazendas solares espalhadas pelo estado de Minas Gerais


A pandemia antecipou os planos da Órigo Energia, líder em geração compartilhada no país, de disponibilizar seu modelo inovador de pacote de crédito de energia para residências em Minas Gerais. No momento em que as pessoas permanecem mais tempo em casa, consumindo mais energia, a opção é uma alternativa de conseguir economizar com energia sem precisar procurar financiamento. O objetivo da companhia, que já oferecia o serviço apenas para pequenas e médias empresas do Estado é universalizar o acesso à energia renovável no Brasil, marcando uma nova fase de crescimento da empresa.
A partir de agora, os consumidores residenciais não precisam adquirir um painel solar no telhado – fator que depende de análise de viabilidade técnica e de compra do equipamento. O acesso pode ser feito por meio de um processo simples e digitalizado, à energia gerada em fazendas solares espalhadas pelo estado de Minas Gerais, uma nova modalidade de serviço que está em crescimento e alcançando número cada vez maior de usuários.
Hoje, a Órigo opera em Minas Gerais tem um total de 11 fazendas solares conectadas à rede de distribuição da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), gerando 100 mil MWh/ano, oferecendo ao público mineiro a opção de escolha de uma fonte de geração de energia renovável e limpa.
A Órigo já conta com mais de 2 mil clientes residenciais, presentes em mais de 100 cidades do estado, desde o pré-lançamento para o segmento residencial. “Nossa meta é ultrapassar 5 mil residências mineiras até o final deste ano”, afirma o CEO da companhia Surya Mendonça. Ele acrescenta, foram feitos esforços para democratizar o acesso à energia, expandindo os serviços aos consumidos em suas casas e apartamentos, sejam imóveis próprios ou aligados, além de pequenas e medias empresas que já usufruem dos serviços desde 2017.
O atual contexto econômico antecipou o lançamento para residencial uma vez que os consumidores buscam opções de reduzir os custos no consumo de energia. “O momento de distanciamento, em que permanecemos mais tempo em casa, com consequências impactantes sobre a vida das pessoas e uma economia enfraquecida torna importante a opção de pacote de crédito de energia para famílias que estão procurando forma de reduzir imediatamente os gastos em casa de uma maneira muito prática, sem precisa realizar investimento ou procurar financiamentos”, destaca.
A companhia iniciou suas atividades em 2010 e já é a maior empresa brasileira de geração distribuída compartilhada, com projetos espalhados por todo o país. Foi pioneira no mercado brasileiro ao lançar o modelo de fazendo solar para pequenos clientes em 2017, com quase 6 mil clientes pelo país. Até esse momento a empresa já investiu R$ 200 milhões em fazendas solares.

Adriana Dorante
Jornalista formada pela Universidade Santa Cecília (Santos), com especialização em jornalismo econômico pela PUC/SP. Trabalhou como repórter de economia em grandes veículos de Comunicação, como DCI e jornais regionais em Campinas. Realizou trabalhos em comunicação institucional (publicações impressas e digitais) e assessoria de imprensa para entidades e empresas de diferentes segmentos em São Paulo. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 5 anos.
Artigos que podem te interessar

Parte 1: O Paradoxo Solar Brasileiro
2026: O Ano da Bateria no Brasil e a Corrida Bilionária pela Energia do Futuro
17/12/20253 min de leitura

Energia Verde: A Escolha sustentável para o Planeta e os Negócios inteligentes
Nos últimos anos, o termo energia verde deixou de ser apenas uma tendência ambiental para se tornar um pilar estratégico da economia global.
17/12/20255 min de leitura
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

