Licitações trazem oportunidades de negócios no setor solar fotovoltaico em todo o país
Prefeituras nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul possuem concorrências abertas


Licitações de órgãos públicos de todo o país trazem novas oportunidades para fornecedores e prestadores de serviços do setor solar fotovoltaico. No Pará, a prefeitura Oriximiná tem processo de contratação de empresa com fornecimento de materiais e mão de obra, para execução dos serviços na instalação de sistema de geração de energia solar fotovoltaica off grid. O prazo de abertura de propostas é até 13 de agosto.
A prefeitura de Aratiba (RS) busca empresa especializada, com fornecimento de material e mão-de-obra para a primeira etapa da execução das instalações elétricas da obra especificada iluminação em ciclofaixa com postes solares com sistema autônomo as margens do lago da usina hidrelétrica Ita. O prazo é até dia 17 de agosto.
Também no Rio Grande do Sul, a prefeitura de São José do Inhacorá tem processo de contratação de pessoa jurídica especializada para o fornecimento e instalação de equipamentos necessários para o funcionamento de sistema de geração fotovoltaico na sede administrativa do município. O prazo é dia 12 de agosto.
Em São Paulo, a prefeitura de Presidente Prudente tem processo de contratação para execução de serviço de instalações elétricas usina com placas fotovoltaicas no prédio do Centro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde (CETAS) da Universidade Estadual Paulista (UNESP). O prazo de abertura das propostas é no dia 13 de agosto.
No Mato Grosso, ocorre o registro de preços para eventual contratação de instalação de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica conectada à rede nos fóruns trabalhistas de alto Araguaia, Campo Novo do Parecis, Confresa, Juína, Mirassol d’oeste e edifício-sede do TRT da 23ª Região, contemplando a elaboração de projeto executivo, aprovação na concessionária de energia, fornecimento, instalação, comissionamento e testes do sistema. O prazo é até dia 10 de agosto.
Mesmo em meio à crise econômica e ao cenário de pandemia de COVID-19, o mercado solar fotovoltaico segue movimentado e gerando oportunidades. Um recente levantamento feito pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) sobre a qualidade dos empregos gerados no setor, demonstrou que a remuneração mensal supera dois salários ínimos. A ABSOLAR destacou que os postos de trabalho na cadeia solar recebem profissionais de formação técnica e superior, com salários médios acima do patamar médio brasileiro. Somente neste ano, o setor já gerou mais de 47 mil novos postos de trabalho.

Portal Solar
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

