Hydro Rein e GIG desenvolverão projeto híbrido de energia eólica e solar no Nordeste
Localizado nos estados do Piauí e Pernambuco, empreendimento de 586 MW fornecerá eletricidade para mina de bauxita da Hydro Paragominas


A Hydro Rein e o Green Investment Group (GIG) da Macquarie Asset Management formaram uma joint venture para construir e operar um projeto híbrido de energia eólica e solar de 586 MW no Nordeste do Brasil.
Leia mais: CCEE apresenta proposta para regras de comercialização de usinas híbridas no Brasil
Localizado nos estados do Piauí e Pernambuco, o Projeto Feijão fornecerá eletricidade para a mina de bauxita da Hydro Paragominas e reduzirá ainda as emissões de carbono da Hydro Alunorte, refinaria de alumina da empresa, permitindo a instalação de novas caldeiras elétricas.
Na primeira fase, serão construídas 80 turbinas com capacidade combinada de 456 MW, com a opção de desenvolver até 130 MW de produção de energia solar na segunda fase. O projeto é visto pela Hydro como um importante facilitador para atingir a meta de redução de 30% de CO2 até 2030.
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/
A Alunorte e Paragominas assinaram contratos de compra de energia (PPAs) de longo prazo em dólares sob estrutura de autoprodução, viabilizando o projeto como as principais consumidoras.
A decisão final de investimento para o parque eólico está prevista para o quarto trimestre de 2022, enquanto uma decisão de investimento para o projeto solar será tomada numa fase posterior.
As despesas totais de capital para o parque eólico estão estimadas em US$ 700 milhões. A participação acionária da Hydro Rein será de 49,9%, com os 50,1% restantes detidos pelo Macquarie Green Investment Group Renewable Energy Fund 2.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

