GreenYellow conecta quatro usinas solares para abastecer Lojas Quero-Quero
Ao todo serão seis plantas fotovoltaicas para garantir fornecimento para a operação de 100% da rede da varejista


A GreenYellow anunciou a conexão de quatro usinas solares, localizadas nos estados do Rio Grande do Sul e do Paraná, para abastecer as Lojas Quero-Quero. Juntas, as unidades entregues somam 5,63 MW para serem utilizados no fornecimento de 60% das operações das lojas do cliente.
Essas fazendas fotovoltaicas fazem parte de um contrato entre as duas empresas, envolvendo o fornecimento total de 7,80 MWp de capacidade instalada. Quando as seis usinas estiverem conectadas, serão responsáveis por abastecer a operação de 100% da rede da varejista, composta por 550 lojas.
De acordo com comunicado enviado à imprensa, até o momento, foram instalados mais de 9.620 painéis solares nos projetos finalizados. A produção total de 10 GWh anuais, que já estão disponíveis para a varejista, é equivalente ao consumo de mais de 5 mil residências e poderia evitar a emissão de 428 toneladas de CO2 no meio ambiente, no período de um ano.
O CEO das Lojas Quero-Quero, Peter Furukawa, afirmou que o fato de basear as operações dos estabelecimentos no consumo de energia solar é uma forma da empresa integrar o importante movimento de transição energética que o Brasil vem promovendo na atualidade, e que tem feito com que o País suba, rapidamente, no ranking dos que mais crescem nesse segmento no mundo.
“É muito positivo para a nossa companhia optar pela utilização da energia fotovoltaica por vários motivos, como alinhamento junto ao conceito ESG (Meio Ambiente, Social e Governança, na tradução livre para o português), a utilização de um recurso que há em abundância no Brasil e, ainda, por redução de custos”, disse.
O diretor-presidente da GreenYellow, Marcelo Xavier, contou que as duas outras usinas, que fazem parte do contrato e estão em processo de implantação, devem ser conectadas no segundo semestre deste ano e ficaram localizadas em Guaíba (RS) e Mondaí (SC).
“É uma honra para a GreenYellow ser a parceira de organizações como a Quero-Quero, com a responsabilidade de fornecer energia limpa ao varejo, por meio de projetos de geração distribuída. Isso porque trata-se de um setor que detém muito potencial para crescer, uma vez que, no Brasil, atualmente, temos cerca de 4,8 milhões de comércios varejistas”, ressaltou.
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/

Vanessa Loiola
Jornalista formada pela PUC-SP com experiência em mídia digital. Já cobriu as editorias de economia, finanças, bolsa de valores, política e entretenimento.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

