Estudo identifica profissionais do futuro no setor de energias renováveis

Principais empregos serão nas áreas de técnico em manutenção, operador de usina, instalador fotovoltaico e planejador energético

ESTUDO IDENTIFICA PROFISSIONAIS DO FUTURO NO SETOR DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
Shutterstock

Fruto de uma parceria entre o Núcleo de Energia do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o Observatório da Indústria e o Sebrae, foi lançado um estudo com o objetivo de prospectar quais seriam as áreas com maior inovação e os perfis profissionais a serem demandados pela expansão tecnológica nos próximos 20 anos na área de energia. No estudo, foram identificados 25 perfis profissionais do futuro no Ceará.

Um dos destaques foi a gestão de monitoramento e automação, além de pontos específicos, como smart grids e sistemas fotovoltaicos e eólicos, visando ajudar o planejamento energético e a parte de regulamentação. Tais profissões resumiriam-se em técnico em manutenção, operador de usina, instalador fotovoltaico e planejador energético

No estado, a ocupação que mais cresceu nos últimos cinco anos foi a de técnico em manutenção nos parques geradores e em trechos de linhas de transmissão, devido às queimadas por tensão na rede elétrica. “Só a demanda por profissionais nessas usinas cresceu 1000% no estado e mais de 40% no Brasil”, revela Guilherme Muchale, coordenador do Observatório da Indústria da FIEC.

Já os eletrotécnicos e operadores das centrais elétricas tiveram salto de 200%, enquanto engenheiro eletricista ficou com aumento de 130% na região e de 13% na análise nacional, o que mostra efetivamente o quanto o setor elétrico tem se desenvolvido no estado, que no último leilão em termos de projeto de energia solar angariou quase 80% do total dos projetos vencedores.

A coordenador explica que, atualmente, o estado é o nono colocado em termos de geração de oportunidades na área no Brasil e que o trabalho de pesquisa é importante para garantir que os profissionais demandados pelo setor de energia sejam formados no tempo correto e dentro das características que a indústria irá necessitar, alinhado as questões tecnológicas presentes no mercado.

O estudo revelou que, hoje, os assuntos de maior demanda para a própria sociedade são as ligadas à bioeconomia e à descarbonização, e que irão levar a uma demanda crescente no uso de energias renováveis, com a tendência de um mercado que terá um impacto muito forte na diversificação da matriz energética. Alguns exemplos são: célula combustível, economia do hidrogênio, armazenamento de energia, eficiência e eletrificação de veículos, marco regulatório e mercado livre, infraestrutura de distribuição e parques eólicos offshore.

Em relação à formação técnica desses profissionais, o coordenador afirmou que hoje o estado possui aproximadamente 3,2% do total de cursos técnicos do país relacionado à energia, sendo 2% do total de graduações ligadas à área e 3,5% do total de graduações no Brasil. O Senai Ceará também tem feito um trabalho importante, como por exemplo na formação de instalador de painel fotovoltaico.

“O Atlas Eólico e Solar do estado recém atualizado é uma contribuição pertinente para demonstrar que de fato o Ceará possui umas das maiores potências em termos de geração de energia no Brasil”, destacou.

Essa pesquisa ainda revela funcionalidades inovadoras além da versão online e interativa, como opção de aplicativo no celular, mapeamento híbrido para solar e eólica, além de um simulador para geração distribuída, que indica a ordem de grandeza da necessidade de painéis fotovoltaicos em determinado local. Assim como a identificação também de terras que não servem para agricultura e que podem se tornar pertinentes para energia solar.

Para Jurandir Picanco Jr, Coordenador do Núcleo de Energia FIEC, a publicação serve para melhorar a atratividade de projetos do tipo para investidores, haja visto que o aproveitamento energético depende do conhecimento da qualidade dessa energia em cada local. “As informações fomentam estudo e pesquisas, com o maior interesse final sendo a geração de negócios para o estado”, define, dizendo que os principais interessados nos levantamentos são, além dos investidores, os proprietários das terras, estudantes, analistas e empresas, no intuito final de gerar negócios.

Os potenciais atualizados são de 643 GW para a produção solar fotovoltaica, com o estado repleto de oportunidades neste segmento, seguido por 117 GW da geração eólica offshore, com fatores de capacidade muito elevados e em baixas profundidades. Já o potencial híbrido ficou em 43,9 GW eólicos a 150 metros, e de 93,3 GW solares, utilizando 7,3% da área do estado.

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Portal Solar

Portal Solar

Artigos que podem te interessar

BRASIL-DEVE-ADICIONAR-10-6-GW-DE-ENERGIA-SOLAR-EM-2026
Mercado

Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026

Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar

11/12/20252 min de leitura

SNEC-PV-ES-LATAM-2026-INICIA-CREDENCIAMENTO-PARA-EVENTO-EM-SAO-PAULO
Mercado

SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP

Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março

10/12/20252 min de leitura

BRASIL-REGISTRA-ADESAO-DE-217-MIL-EMPRESAS-AO-USO-DE-ENERGIA-SOLAR-EM-2025
Mercado

Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025

Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias

09/12/20252 min de leitura

PARTICIPACAO-DE-CONSUMIDORES-VAREJISTAS-QUADRUPLICA-NO-MERCADO-LIVRE-DE-ENERGIA
Mercado

Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia

Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel

08/12/20252 min de leitura

SAO-PAULO-SP-RECEBE-O-ENCONTRO-NACIONAL-ABSOLAR-EM-10-E-11-DE-DEZEMBRO
Mercado

São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro

Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar

05/12/20252 min de leitura

A REVOLUÇÃO SILENCIOSA DA ENERGIA DISTRIBUÍDA: COMO SIGFI E AGROVOLTAICO ESTÃO REDESENHANDO O MAPA ENERGÉTICO BRASILEIRO
Mercado

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro

Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.

03/12/20255 min de leitura

BRASIL-TERA-BANDEIRA-TARIFARIA-AMARELA-EM-DEZEMBRO
Mercado

Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro

Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país

01/12/20251 min de leitura

COMO ESCOLHER UMA EMPRESA DE ENERGIA SOLAR CONFIÁVEL: 7 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO A ESCOLHA CERTA
Mercado

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa

A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.

18/11/20256 min de leitura