Energia solar traz economia de 60% para conjunto habitacional em São Paulo
Projeto promoveu a instalação do sistema fotovoltaico e a realização de oficinas sobre gestão de eletricidade para moradores


A energia solar trouxe economia de 60% na energia elétrica para cerca de 100 famílias de um conjunto habitacional na zona leste de São Paulo (SP). A instalação de 38 placas fotovoltaicas integra um projeto que promove o protagonismo dos moradores no acesso e gestão da energia elétrica.
A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto Pólis, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra Leste 1 (MST - Leste 1) e Revolusolar, com parceira de fomento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP).
Um mês após a instalação do sistema de energia solar fotovoltaica, houve economia de 60% no valor da conta de energia elétrica das áreas comuns do conjunto habitacional Paulo Freire. Além disso, o projeto promove oficinas para proporcionar a autonomia das famílias na gestão de seus próprios recursos energéticos.
O objetivo é que os moradores formem coletivos de energia solar e tomem suas próprias decisões de uso, proveniente da economia gerada nas áreas comuns do conjunto habitacional, decidindo o melhor direcionamento para as economias geradas pelas placas solares.
Conforme a coordenadora de projeto no Instituto Pólis, Tama Savaget, o projeto é focado em formação, capacitação e desenvolvimento local. “Há um aspecto muito forte de mobilização comunitária. Nossas ações também incluem um curso sobre direito à cidade e à energia, para os moradores, para que assumam protagonismo no uso da energia.”
A iniciativa começou a ser formulada ainda no ano passado e suas ações seguem até setembro no Paulo Freire, com a perspectiva de ser levado para outros conjuntos habitacionais da zona leste da capital paulista. Se ampliado, o projeto deve contemplar mais de 20 conjuntos habitacionais da cidade, beneficiando em torno de 4 mil famílias.
“A ideia é promover uma transição energética justa, inclusiva e popular com a disseminação de tecnologia social e coletivos de energia solar”, explicou a assistente de projetos no Pólis, Bruna Lopes Bispo.
O projeto tem atividades educativas voltadas a crianças, adolescentes e adultos. Um dos objetivos é contribuir com uma perspectiva popular sobre transição energética justa, combatendo a pobreza energética por meio da criação de tecnologia social de coletivos de energia solar.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

