EDF Renewables inicia operação de parque eólico na Paraíba
A construção conta com 44 aerogeradores de energia e possui capacidade instalada de 242 MW


A EDF Renewables, empresa especializada em energia renovável, iniciou a operação comercial da fase 1 do Parque Eólico Serra do Seridó, localizado nos municípios de Junco do Seridó, Santa Luzia, Salgadinho e Assunção, na Paraíba. Cerca de 20% da energia da primeira fase do projeto foi comercializada no Leilão de Geração 04/2019 para o segmento regulado e o restante pela celebração de PPAs no mercado livre.
Com investimento de cerca de R$ 1,4 bilhão, financiado pelo Banco do Nordeste e pelo Banco do Brasil (repassador do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste – FDNE), o empreendimento conta com 44 aerogeradores e uma capacidade instalada de 242 MW.
A construção da fase 1 do parque eólico contou com a implantação de um plano de contratação e capacitação de mão de obra local. Mais de 900 pessoas foram contratadas durante a construção, sendo mais de 30% das proximidades do empreendimento.
O CEO da EDF Renewables Brasil e VP LATAM, André Salgado, comemora a inauguração do parque eólico e reitera os benefícios econômicos e ambientais do empreendimento: “Estamos orgulhosos com a entrada em operação comercial desta primeira etapa de Serra do Seridó. É um marco relevante para a EDF Renewables por ser o nosso primeiro parque no estado da Paraíba”.
“Além da geração de energia a partir de uma fonte sustentável, o empreendimento traz benefícios significativos para a economia local, na geração de centenas de empregos diretos e indiretos ao longo de suas fases de implantação e operação”.
O Parque Eólico Serra do Seridó é o primeiro empreendimento da EDF Renewables no estado da Paraíba e sua expansão já está em construção. Com a segunda etapa do projeto, o complexo corresponderá ao maior empreendimento da companhia na América do Sul. A estimativa é que as duas fases evitarão a emissão anual de cerca de 400 mil toneladas de CO2, o equivalente à emissão de mais de 160 mil carros em circulação por ano.
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/

Emily Moura
Jornalista formada pela PUC-SP. Possui experiência nas áreas de jornalismo financeiro, econômico, tecnológico e de entretenimento.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

