Centros de distribuição da Ambev terão usinas solares
Empresa vai construir mais de 40 empreendimentos fotovoltaicos para abastecer 94 unidades no Brasil


A Ambev, empresa brasileira dedicada à produção de bebidas, entre as quais cervejas, refrigerantes, energéticos, sucos, chás e água, e 14ª maior companhia do país em receita líquida e que controla cerca de 68% do mercado brasileiro de cerveja, vai construir mais de 40 usinas de energia solar em 21 estados e no Distrito Federal onde atua. A ideia é abastecer 94 centros de distribuição da companhia.
O plano faz parte do compromisso da empresa de que até 2025 usará 100% de energia renovável e reduzirá as emissões de dióxido de carbono em 25%, instalação de 51 mil painéis solares com capacidade de 19 megawatts (MW), o suficiente para abastecer 15 mil casas.
O projeto será executado em cooperação com a Solution, GD Solar e Gera Energia, responsáveis por todo o projeto e fornecerão energia para a Ambev por meio de um contrato de 10 anos. Após esse período, os produtores de bebidas terão a opção de compra das unidades. Até dezembro, outras 20 unidades serão inauguradas e as demais deverão ser utilizadas até o final do primeiro trimestre do ano que vem.
“A ideia do projeto solar nasceu da iniciativa de fornecer energia para a cervejaria do grupo”, afirmou Leonardo Coelho, diretor de Desenvolvimento Sustentável e Suprimento da Ambev.
No mês passado, foi inaugurada a primeira usina solar em Anápolis, em Goiás. A planta é construída no formato da marca Budweiser e atenderá os quatro centros de distribuição da empresa no local. No ano passado, a Budweiser da Ambev anunciou a construção de um parque eólico de 80 MW na Bahia, e o empreendimento será desenvolvido em colaboração com o gerente de investimentos da Casaforte, que deverá entrar em operação no início de 2022 e garantirá 100% do consumo das cinco cervejarias Budweiser do país.
Este ano, a empresa firmou parcerias com uma série de parques solares de Minas Gerais para fornecer energia limpa a bares e restaurantes. A empresa desenvolveu uma plataforma para conectar as fazendas solares aos estabelecimentos, gratuitamente. A energia limpa chega normalmente pela rede da distribuidora local.
O projeto piloto já está sendo implementado nas cidades de Belo Horizonte, Uberaba e Uberlândia. A expectativa é beneficiar até 30 mil bares e restaurantes. Para aderir, o estabelecimento deve se cadastrar na plataforma digital e esperar a conta chegar normalmente, já com desconto. A economia é de até 15%.
Qualquer bar pode participar do projeto nas cidades já atendidas. Neste ano, a Ambev pretende expandir o programa para todo o estado de Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Maranhão e para o Distrito Federal. “O gasto com energia elétrica é um dos mais representativos dentro desses estabelecimentos, que utilizam freezer, geladeira e outros equipamentos que tem alto consumo de energia e são essenciais para a atividade”, explica Renan Gaiad, gerente de sustentabilidade e suprimentos da Ambev.

Portal Solar
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

