BV e Meu Financiamento Solar promovem uso de energia solar em comunidade em São Paulo
Mais de 240 casas localizada em São José do Rio Preto receberão placas fotovoltaicas, através de parceria com a ONG Gerando Falcões


O BV e o Meu Financiamento Solar anunciam parceria com a ONG Gerando Falcões para abastecer com energia solar mais de 240 casas de uma comunidade do São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Essa será a primeira favela da América Latina que contará com placas solares para o fornecimento de energia.
A comunidade foi escolhida para servir como modelo para o projeto da Gerando Falcões chamado de Favela 3D, que busca transformar favelas em ambientes dignos, digitais e desenvolvidos. Além disso, a iniciativa também busca trazer acesso à saúde, direito à educação, cidadania e cultura de paz, primeira infância, autonomia da mulher, geração de renda e cultura, esporte e lazer.
No total serão instaladas, até junho do ano que vem, mais de mil placas solares nas residências e áreas comuns da comunidade que promoverão economia na conta de energia e contribuirão com o meio ambiente.
“Somos parceiros da Gerando Falcões desde o ano passado e desde então já atuamos em conjunto em diversas frentes como educação, empregabilidade e auxílio a necessidades básicas”, afirmou o gerente de Sustentabilidade do banco BV, Tiago Soares. “Fazer parte de um projeto desse porte é uma grande honra e alia propósitos ESG importantes para o BV: a responsabilidade social com uma solução de energia limpa”.
"Sabemos do potencial transformador da energia solar na vida das pessoas. Com o desemprego e a inflação nas alturas, conseguir gerar renda reduzindo despesas é fundamental para aliviar o orçamento e melhorar a qualidade de vida da população", disse a diretora comercial do Meu Financiamento Solar, Carolina Reis.
“Uma iniciativa como esta, que vai proporcionar economia na conta de luz para as famílias que vivem na favela, é extremamente importante, em meio a tantas outras iniciativas que estão sendo realizadas para acabar com a pobreza, por meio do projeto Favela 3D”, destacou a diretora de tecnologias sociais da Gerando Falcões, Nina Rentel.
“Graças a empresas como o BV, que enxergam além na proposta de soluções inteligentes para colaborar com a nossa luta, é que estamos avançando e chegando cada vez mais perto da nossa missão: colocar a pobreza da favela no museu.”
O BV e o Meu Financiamento Solar também contribuirão para a profissionalização dos moradores da comunidade, por meio de cursos técnicos que auxiliam na formação de novos instaladores de placas solares

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

