Produção brasileira de aquecedores solares soma 1,78 milhão de metros quadrados em 2022
Número representa queda de 2,1%; setor tem expectativa de aumento de 16% em 2023


A produção brasileira de aquecedores solares em 2022 somou 1,78 milhão de metros quadrados, o número representa um decréscimo de -2,1% em relação ao ano anterior, mostra levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Térmica (Abrasol).
Conforme a entidade, os principais fatores que contribuíram para o decréscimo foram: o cenário econômico preocupante no Brasil e no mundo; a insegurança dos brasileiros em relação aos investimentos em um ano de eleições federais e estaduais; e as políticas públicas que eram esperadas, mas não se concretizaram. Para 2023, a expectativa é de avanço de 16%.
"Devem contribuir para esse crescimento a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida, com a inclusão de aquecedores solares no projeto; o aumento das obras da construção civil; e programas nas esferas federais, estaduais e municipais de políticas públicas de fomento ao uso da energia solar térmica, que devem ter início neste ano e terem continuidade nos próximos”, disse o presidente da Abrasol, Luiz Antonio dos Santos Pinto.
Quanto aos reservatórios térmicos que compõem os aquecedores solares, foram comercializadas 201.398 unidades, sendo os de baixa pressão equivalentes a 67% do total, com 132.782 unidades; e os de alta pressão equivalentes a 33%, com um total de 68.093 unidades vendidas.
Em 25 anos já foram instalados cerca de 22,8 milhões de metros quadrados de aquecedores no país. O uso da energia solar térmica evita anualmente a emissão de mais de 4,5 milhões de toneladas de CO₂ no meio ambiente brasileiro e a atividade mantém atualmente 50 mil postos de trabalho no país.
Comportamento do mercado
Em termos regionais, o Sudeste continua na liderança com 53% das vendas, seguido do Sul com 23%. Nordeste e Norte representaram 7% e 3% respectivamente. O maior crescimento na comparação com 2021 registrou-se no Centro-Oeste, com 14% das vendas.
Com relação à distribuição das vendas nos segmentos de mercado, o setor mais significativo continua sendo o residencial com 73%, seguido pelo comercial/serviços com 19%. Já o setor industrial representou 6% e os projetos sociais ficaram com percentual equivalente a 2%.
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Emily Moura
Jornalista formada pela PUC-SP. Possui experiência nas áreas de jornalismo financeiro, econômico, tecnológico e de entretenimento.
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