Parque Villa Lobos torna-se o primeiro do Brasil a ser sustentado por energia solar
Boa notícia para os paulistanos que torcem pelo desenvolvimento da energia solar na cidade: o parque Villa Lobos, na zona oeste, recebeu recentemente 3 mil placas solares


Boa notícia para os paulistanos que torcem pelo desenvolvimento da energia solar na cidade: o parque Villa Lobos, na zona oeste, recebeu recentemente mais de 2.000 placas solares para gerar energia elétrica. De acordo com a Secretaria de Energia e Mineração, a iniciativa custou cerca de R$ 13 milhões, e deveria estar em operação desde o ano passado, contudo o prazo foi adiado.
A instalação principal do projeto é uma minicentral fotovoltaica de 531 kWp, localizada em um bolsão do estacionamento do Parque Cândido Portinari onde 2.095 painéis fotovoltaicos realizam a cobertura de 264 vagas totalizando 3.400 metros quadrados. As placas solares possuem capacidade anual para produzir 665 megawatts, e foram instaladas sobre as vagas de estacionamento do Parque Cândido Portinari – vizinho do Villa-Lobos.
A partir desse gerador de energia solar as dependências de ambos os parques poderão ser abastecidas. Vale ainda lembrar que o Villa Lobos recebeu 40 postes movidos a energia solar que geram a sua própria luz energia.
Isso significa que os painéis solares transformam a luz solar em corrente elétrica (CC). Nos dias de sol, a quantidade que pode ser produzida com a energia solar é maior, contudo, em dias nublados e chovoso os painéis também produzem muita energia.
Depois, a energia em corrente contínua produzida pelos painéis é transformada em corrente alternada a partir de inversores. Em seguida, é enviada para a rede elétrica e fica liberada para o consumo. Desta forma, de acordo com a regulamentação 482/12 da ANEEL é gerado um de crédito de energia solar ao longo do dia, que pode ser usado à noite – ou seja, quando não há mais luminosidade, ou nos meses subsequentes caso haja acumulo de créditos.
Segundo a Secretaria de Mineração e Energia, além da cobertura do estacionamento, neste projeto está incluso a implementação de quatro sistemas de rastreamento solar, dois móveis e dois fixos, com potencial de 10 kilowatts pico (KWp) cada, uma estação solarimétrica na cobertura da lanchonete de 10 KWp e implantação de 40 postes que geram a própria luz no Villa-Lobos.
Ainda de acordo com a secretaria, as placas fotovoltaicas foram desenvolvidas com o objetivo de estudar os aspectos “regulatório, econômico, técnico e comercial da energia solar”. Além disso, a ideia também é aproveitar os dados das placas de energia solar para pesquisas e também propagar o uso de energia fotovoltaica entre os visitantes, demonstrando que geração de energia solar é amigável ao meio ambiente e pode se integrar com as instalações urbanas.
O projeto de energia solar conta com a participação das empresas RTB Energias Renováveis, AES Eletropaulo, AES Tietê, Foz do Rio Claro e Ijuí Energia, além do apoio das Secretarias de Energia e Mineração e do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
Se gostou dessa notícia, compartilhe-a nas suas redes sociais e faça com que mais pessoas conheçam esse projeto que utiliza placas solares no parque! E se, assim como nós, você é um entusiasta do potencial da energia solar para a sociedade, essa notícia te deixou mais animado, não é mesmo?
Para participar dessa grande revolução de energia sustentável, fique de olho no Portal Solar – o primeiro e maior portal de energia solar do País! Aqui, além de ter acesso a diversas notícias, você também pode entrar em contato com os melhores fornecedores do mercado para a sua casa ou empresa.

Portal Solar
Artigos que podem te interessar

Parte 1: O Paradoxo Solar Brasileiro
2026: O Ano da Bateria no Brasil e a Corrida Bilionária pela Energia do Futuro
17/12/20253 min de leitura

Energia Verde: A Escolha sustentável para o Planeta e os Negócios inteligentes
Nos últimos anos, o termo energia verde deixou de ser apenas uma tendência ambiental para se tornar um pilar estratégico da economia global.
17/12/20255 min de leitura
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

