Mercado livre representa 30% da capacidade instalada operacional das fontes eólicas e solar no Brasil

Segundo estudo da CELA, país possui atualmente cerca de 6,5 gigawatts (GW) de projetos fotovoltaicos e eólicos no Ambiente de Contratação Livre

Portal Solar
Foto: Andreas Gücklhorn/Unsplash

Projetos desenvolvidos no mercado livre de energia representam 30% da capacidade instalada operacional das fontes eólica e solar no Brasil, aponta levantamento da Clean Energy Latin America (CELA). A empresa de assessoria financeira e consultoria estratégica em energias renováveis publicou um estudo mapeando os 70 PPAs eólicos e solares no Ambiente de Contratação Livre (ACL), com volume equivalente a 1.7 GW médios contratados.

De acordo com a consultoria, em termos de capacidade instalada, são aproximadamente 6,5 gigawatts (GW) de projetos solares fotovoltaicos e eólicos. “Em 2020 e 2021 a atuação do setor eólico e solar se tornou muito mais maduro, e as empresas cada vez mais preparadas para desenvolver e negociar esses PPAs”, disse a diretora geral da CELA, Camila Ramos.

“As condições dos PPAs, como prazo e preço evoluíram bastante, as condições de financiamento se tornaram mais competitivas e especialmente o perfil dos offtakers dessa energia se diversificou para abranger cada vez mais consumidores finais”, assinalou a especialista.

O estudo faz um levantamento da evolução do prazo, preço e curva de indexação desses PPAs, além das modalidades mais utilizadas, como produção independente de energia e autoprodução, segmentação dos offtakers, perfil de entrega de energia e dados sobre a estratégia de marketing e vendas das empresas entrevistadas.

Além disso, o estudo aponta que os primeiros PPAs e financiamentos em moeda estrangeira já foram assinados, contendo inclusive suas principais características, e como essa modalidade de financiamento está em ascensão. Finalmente, o estudo traz um ranking das empresas com mais contratos assinados no ACL

No final do ano passado, durante episódio do programa ABSOLAR Inside, Camila havia apontado que, com a paralisação dos leilões de energia do mercado regulado, organizados pelo governo federal, o mercado livre transformou-se em uma grande oportunidade para o setor de energia solar, impulsionado pela demanda de empresas por geração renovável e limpa.

“No cenário de leilões mais escassos, o mercado livre se transformou em uma grande oportunidade. O driver disso tem sido a demanda por energia limpa e renovável, dentro dos preceitos da ESG”, explicou a especialista, se referindo a sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa, os três fatores utilizados na medição da sustentabilidade e do impacto social de um investimento.

Camila indicou que essa tendência é global e está sendo seguida no Brasil. “De acordo com a IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável), os agentes que podem comprar energia no mercado livre representam dois terços do consumo de energia mundo, é um grande potencial de mercado.”

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

BRASIL-DEVE-ADICIONAR-10-6-GW-DE-ENERGIA-SOLAR-EM-2026
Mercado

Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026

Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar

11/12/20252 min de leitura

SNEC-PV-ES-LATAM-2026-INICIA-CREDENCIAMENTO-PARA-EVENTO-EM-SAO-PAULO
Mercado

SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP

Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março

10/12/20252 min de leitura

BRASIL-REGISTRA-ADESAO-DE-217-MIL-EMPRESAS-AO-USO-DE-ENERGIA-SOLAR-EM-2025
Mercado

Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025

Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias

09/12/20252 min de leitura

PARTICIPACAO-DE-CONSUMIDORES-VAREJISTAS-QUADRUPLICA-NO-MERCADO-LIVRE-DE-ENERGIA
Mercado

Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia

Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel

08/12/20252 min de leitura

SAO-PAULO-SP-RECEBE-O-ENCONTRO-NACIONAL-ABSOLAR-EM-10-E-11-DE-DEZEMBRO
Mercado

São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro

Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar

05/12/20252 min de leitura

A REVOLUÇÃO SILENCIOSA DA ENERGIA DISTRIBUÍDA: COMO SIGFI E AGROVOLTAICO ESTÃO REDESENHANDO O MAPA ENERGÉTICO BRASILEIRO
Mercado

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro

Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.

03/12/20255 min de leitura

BRASIL-TERA-BANDEIRA-TARIFARIA-AMARELA-EM-DEZEMBRO
Mercado

Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro

Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país

01/12/20251 min de leitura

COMO ESCOLHER UMA EMPRESA DE ENERGIA SOLAR CONFIÁVEL: 7 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO A ESCOLHA CERTA
Mercado

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa

A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.

18/11/20256 min de leitura