Distribuidoras dificultam migração para o mercado livre de energia, diz Abraceel

Descumprimento de prazos e exigências desnecessárias de documentos e processos estão entre os problemas mais relatados por consumidores

DISTRIBUIDORAS-DIFICULTAM-MIGRACAO-PARA-O-MERCADO-LIVRE-DE-ENERGIA-DIZ-ABRACEEL
Shutterstock

Consumidores enfrentam dificuldades impostas pelas concessionárias de distribuição para migrar do mercado cativo para o mercado livre de energia, mostra levantamento da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel). Exigências desnecessárias e descumprimento de prazos estão entre os problemas mais relatados.

Diante da nova onda de migrações de consumidores de energia elétrica em alta tensão do mercado regulado para ao livre, a partir de janeiro de 2024, em virtude dos efeitos da Portaria 50/2022 do Ministério de Minas e Energia, a Abraceel criou um canal de comunicação para receber casos concretos que descrevam dificuldades enfrentadas pelos consumidores de energia nesse processo de mudança.

Em 30 dias, o canal recebeu 148 casos de 20 empresas diferentes. Conforme a associação, o número representa apenas uma fração das dificuldades encontradas, pois o mapeamento considera apenas casos em que houve o consentimento do consumidor para que a ocorrência fosse considerada no canal de comunicação, o que foi autorizado pela menor parte deles.

Leia mais: Distribuidoras precisam estar alinhadas com abertura do mercado livre de energia

Das 148 ocorrências registradas, 79% foram originados em 2023, 72% não foram concluídos ainda e 90% enfrentam dificuldades em etapas de competência das distribuidoras. Os casos reportados estão distribuídos por todo o Brasil, com concentração em São Paulo, dada a maior presença de empresas consumidoras de energia em alta tensão nesse estado.

Os principais problemas enfrentados pelos consumidores de energia na migração do mercado regulado para o livre estão relacionados a exigências desnecessárias de documentos e processos (27%), descumprimento de prazos por parte da distribuidora (19%), dificuldade na comunicação com a distribuidora (15%), falta de informação dos contratos de fornecimento de energia no mercado regulado (8%), adequações na medição (8%), falhas das distribuidoras (6%), abertura de conta corrente específica (6%), abuso de poder econômico (4%), entre outros.

Do total de casos concretos de dificuldades detectados pela Abraceel, 48% deles foram formalizados apenas nas distribuidoras e cerca de 43% dos casos não chegaram a ser formalizados. Apenas um caso foi formalizado na ouvidoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo a associação, a falta de registros oficiais ocorre em virtude do receio do consumidor de prejudicar a relação com a distribuidora, que é monopolista no atendimento.

O presidente-executivo da Abraceel, Rodrigo Ferreira, o principal motivo para a criação do canal de comunicação foi mapear as dificuldades no processo de migração para que seja possível analisar o cenário de forma abrangente e propor soluções que resolvam a maioria dos casos existentes, com capacidade de prevenir dificuldades futuras, seja por meio de esclarecimentos, comunicação ou regulação.

“As migrações tendem a crescer aceleradamente e temos de criar processos amigáveis para o consumidor”, disse. “Sistematizando e criando indicadores, percebemos que sete em cada dez problemas estão relacionados a exigências desnecessárias, descumprimento de prazos, dificuldade de comunicação e adequação de medição, o que nos mostra um caminho para otimizar as soluções”, afirmou o dirigente.

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

BRASIL-DEVE-ADICIONAR-10-6-GW-DE-ENERGIA-SOLAR-EM-2026
Mercado

Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026

Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar

11/12/20252 min de leitura

SNEC-PV-ES-LATAM-2026-INICIA-CREDENCIAMENTO-PARA-EVENTO-EM-SAO-PAULO
Mercado

SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP

Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março

10/12/20252 min de leitura

BRASIL-REGISTRA-ADESAO-DE-217-MIL-EMPRESAS-AO-USO-DE-ENERGIA-SOLAR-EM-2025
Mercado

Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025

Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias

09/12/20252 min de leitura

PARTICIPACAO-DE-CONSUMIDORES-VAREJISTAS-QUADRUPLICA-NO-MERCADO-LIVRE-DE-ENERGIA
Mercado

Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia

Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel

08/12/20252 min de leitura

SAO-PAULO-SP-RECEBE-O-ENCONTRO-NACIONAL-ABSOLAR-EM-10-E-11-DE-DEZEMBRO
Mercado

São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro

Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar

05/12/20252 min de leitura

A REVOLUÇÃO SILENCIOSA DA ENERGIA DISTRIBUÍDA: COMO SIGFI E AGROVOLTAICO ESTÃO REDESENHANDO O MAPA ENERGÉTICO BRASILEIRO
Mercado

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro

Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.

03/12/20255 min de leitura

BRASIL-TERA-BANDEIRA-TARIFARIA-AMARELA-EM-DEZEMBRO
Mercado

Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro

Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país

01/12/20251 min de leitura

COMO ESCOLHER UMA EMPRESA DE ENERGIA SOLAR CONFIÁVEL: 7 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO A ESCOLHA CERTA
Mercado

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa

A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.

18/11/20256 min de leitura