Concessionária da Aegea contrata projeto de autoprodução de energia solar
Usinas integram maior complexo de geração fotovoltaica do país, desenvolvido pela Elera Renováveis em Minas Gerais


A Águas do Rio, concessionária da empresa de saneamento Aegea, concluiu a contratação de um projeto de energia solar com a Elera Renováveis. O acordo prevê a locação de dois lotes do parque fotovoltaico de Janaúba, que possui uma potência total instalada de 1,2 GWp, o suficiente para atender mais de 1 milhão de pessoas, e ocupa uma área de 3 mil hectares com 2,2 milhões de módulos fotovoltaicos.
A expectativa é de que o projeto atenda, a partir de 2024, todo o consumo de energia elétrica da Águas do Rio negociado em mercado livre de energia, representando cerca de 75% do total. A Águas do Rio ocupará uma potência equivalente a 120MWp, aproximadamente 10% de todo o complexo.
Leia mais: Complexo Solar Janaúba é inaugurado em Minas Gerais
A meta da concessionária é, até o segundo semestre de 2024, reduzir o gasto em 10% de energia elétrica em toda a operação. “Iniciativas como esta reforçam o comprometimento da Aegea com a eficiência energética e a sustentabilidade, contribuindo para um sistema de saneamento mais eficaz e ambientalmente consciente”, comentou o gerente de gestão de energia e eficiência energética da Aegea, Emerson Rocha.
“Hoje, o setor de saneamento é um dos grandes consumidores de energia elétrica no Brasil. Este é mais um passo de um trabalho consistente da companhia e com ações estruturadas para evoluir na eficiência das contratações no mercado livre de energia”, completou.
Para o vice-presidente comercial e de novos negócios da Elera, Carlos Guerra, o complexo solar de Janaúba é um marco para o setor de energias renováveis e parcerias como a da Águas do Rio reforçam o compromisso da empresa com a agenda de transição energética sustentável.

Vanessa Loiola
Jornalista formada pela PUC-SP com experiência em mídia digital. Já cobriu as editorias de economia, finanças, bolsa de valores, política e entretenimento.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

