B3 lança Boleta de Energia e expande atuação no mercado físico
Plataforma permite que agentes assinem digitalmente um contrato padrão, reduzindo o custo operacional


A B3, a bolsa do Brasil, passa a oferecer aos agentes do mercado livre de energia a Boleta da B3, plataforma on-line para a formalização de contratos das contrapartes de forma 100% digital. Por meio dessa ferramenta, após fecharem os parâmetros de negociação, uma das partes envolvidas na operação insere tais dados na Boleta da B3 e, de forma confidencial, as contrapartes assinam digitalmente um contrato padrão.
A B3 assinala que atualmente, grande volume de contratos do mercado de balcão ainda é negociado por telefone. Por isso, após a definição do preço, os agentes precisam passar por todo o trâmite para formalização do contrato do que foi negociado e, posteriormente, coleta das assinaturas. Como a Boleta da B3 funciona como um confirmador eletrônico de operação, a ferramenta deverá reduzir os prazos e também o custo aos envolvidos na operação.
“Além de trazer agilidade na formalização do contrato entre as partes, entendemos que esse serviço vai reduzir o custo operacional”, avalia a superintendente de Novos Negócios da B3, Ana Beatriz Mattos.
Para o uso da Boleta, os agentes não precisam ter o Selo de Confiança da B3 para o mercado de energia. Mas aqueles agentes que já tiverem o selo têm a facilidade de não precisar mandar as operações, diminuindo o custo operacional dos clientes da plataforma.
B3 no mercado de Energia
Para auxiliar os agentes no monitoramento de risco, a B3 também oferece o Selo de Confiança da B3, com um dashboard que disponibiliza informações que favorecem a transparência, formação de preços e gestão de riscos no mercado livre de energia elétrica.
A ferramenta permite que os agentes (comercializadoras, consumidores, geradores) tenham acesso à sua exposição de risco em energia, de forma individual, além de nível de selo e status (aderente ou não aderente) dos demais agentes, podendo, com isso, aprimorar sua gestão de risco de inadimplência no mercado livre de energia.
Na Plataforma de Energia também é possível encontrar uma curva de preços de energia, calculada a partir dos preços de contratos negociados e o histórico de preços dos vértices mais líquidos. Com esse instrumento, os agentes têm uma visão geral das negociações realizadas no ambiente de contratação livre, trazendo transparência ao mercado e melhorando as condições para a negociação do produto.
Além disso, desde 2015 a B3 atua nos derivativos de balcão de energia (PLD), disponibilizando ao mercado o registro de termo, swap e opção para proteção contra a flutuação do preço da energia, além de derivativos mais customizados, como os que fornecem hedge de PLD horário a geradores e consumidores.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

