Abraceel entrega ao MME proposta de abertura integral do mercado livre
Documento detalha cronograma que abriria o mercado para todos os consumidores em quatro anos


A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) entregou ao Ministério de Minas e Energia (MME) um documento com proposta de cronograma que prevê a abertura do mercado livre para todos os consumidores até janeiro de 2026. A proposta da Abraceel se soma aos estudos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) que servirão de base para que o MME abra uma consulta pública para debater o cronograma de abertura do mercado, conforme anunciado no 13º Encontro Anual do Mercado Livre.
Conforme a Abraceel, o documento detalha um processo de abertura gradual, possível de ser executado através de portaria do ministério, que respeita os contratos das distribuidoras e permite tempo suficiente para executar eventuais medidas complementares na baixa tensão.
Atualmente, para ser um consumidor livre - que pode escolher a energia proveniente de qualquer fonte de geração - a exigência é possuir no mínimo 1.000 kW de demanda contratada por mês, o que equivale a uma conta de luz mensal de R$ 280 mil, sendo esse requisito reduzido para 500 kW no caso de aquisição de energia de fontes renováveis de pequeno porte.
Este valor será reduzido para 500 kW a partir 1º de janeiro de 2023. Mas, na visão da entidade, esse ainda é um patamar de consumo muito alto, que deixa de fora pequenas e médias empresas, comércios locais e consumidores residenciais.
Segundo o presidente executivo da Abraceel, Rodrigo Ferreira, “apesar de 35% da energia elétrica do país ser consumida no mercado livre, ela está alocada a apenas 0,029% das unidades consumidoras, principalmente grandes consumidores industriais e comerciais. É justo que toda a sociedade brasileira tenha esse direito”.
Modernização e estímulo à competição
A Abraceel afirma defender a abertura irrestrita do mercado como o principal caminho de modernização do modelo comercial do setor elétrico nacional, pois estimula a competição no mercado de energia, proporciona condições para que os consumidores tenham acesso a serviços mais eficientes por menores preços e garante para todos a liberdade de escolha do fornecedor de energia.
A entidade assinala que o cronograma entregue ao ministério indica caminhos para que o mercado livre de energia esteja disponível para todos os consumidores no menor tempo possível, preservando o equilíbrio econômico e financeiro do setor.
Ferreira explica que há diversos caminhos para se chegar ao mercado livre para todos. “O Poder Executivo possui a prerrogativa de garantir o direito de escolha a todos os consumidores desde 1995, conforme determina a Lei 9.074. A liberdade de escolha já foi aprovada no Senado com o PLS 232, assim como na Câmara, com o PL 1917 que foi aprovado em comissão especial em dezembro passado. É preciso avançar urgentemente no tema”

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

