Mercado de geração solar centralizada deve enfrentar retração em 2025
Combinação de preços de energia próximos ao piso e o agravamento do curtailment tendem a adiar novos investimentos em grandes usinas no Brasil


Após registrar crescimento de 51% na implantação de usinas em 2024, o mercado brasileiro de geração solar centralizada deve enfrentar retração ao longo de 2025, aponta estudo da consultoria Greener. A avaliação é de que a combinação de preços de energia próximos ao piso e o agravamento do curtailment, que é a restrição na entrega de energia gerada, tende a adiar novos investimentos no segmento.
Atualmente, o Brasil conta com cerca de 17,6 GW de capacidade instalada de grandes usinas fotovoltaicas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), operando nos mercados regulado e livre de energia. Esses empreendimentos têm sofrido cortes recorrentes determinados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), também chamados de curtailment ou constrained-off.
Esses cortes são determinados em razão da diferença da oferta e demanda de carga instantânea e por problemas na rede elétrica, incluindo dificuldades na infraestrutura de transmissão, como subdimensionamento das linhas, atrasos em obras e paradas para manutenção, além de possíveis instabilidades que poderiam ser causadas pela geração e eventuais falhas nos equipamentos.
De acordo com a Greener, foi registrado 17,1% de curtailment médio nos conjunto solares entre abril de 2024 e março de 2025, evidenciando perdas significativas na geração esperada, ampliando a percepção de risco entre investidores e exigindo maior atenção à viabilidade técnica dos projetos.
O cenário resultou em várias ações judiciais da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) contra a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No início de 2025, a Aneel derrubou no Superior Tribunal de Justiça (STJ), uma liminar obtida por geradores eólicos e solares que determinava ressarcimento em razão dos cortes.
Uma oportunidade de trazer alívio ao sistema elétrico e reduzir esses eventos é a contratação de sistemas de armazenamento de energia. No último domingo (11/05), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que em breve será publicado uma portaria estabelecendo as normas para o primeiro leilão de bateria do Brasil.
Leia mais: Absolar defende manutenção de leilão de baterias
A Greener destaca que o uso de baterias pode garantir a disponibilidade de potência para suportar a demanda do sistema e trazer melhorias na gestão da intermitência das fontes renováveis. A previsão é de que o leilão ocorra no segundo semestre de 2025.
Investimentos
O estudo estima que o mercado brasileiro de geração centralizada solar fotovoltaica movimentou mais de R$ 14,5 bilhões em investimentos entre março de 2024 e fevereiro de 2025, com 5,4 GWp em contratos fechados por fabricantes de módulos, volume próximo ao registrado no período anterior.
O mapeamento também identificou 2,4 GWp de contratos de PPA solares e projetos de autoprodução no período, em um total de 15,8 GWp acumulados, sendo 90% referentes à autoprodução por equiparação.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

