Queda de preços de equipamentos chineses ameaça indústria solar europeia

Representantes do setor alertam que painéis solares produzidos no continente não estão conseguindo competir com os importados; custos caíram cerca de 25% nos últimos meses

QUEDA-DE-PRECOS-DE-EQUIPAMENTOS-CHINESES-AMEACA-INDUSTRIA-SOLAR-EUROPEIA
Shutterstock

A queda recorde nos preços de equipamentos de energia solar importados da China coloca em risco os planos da reativação da indústria renovável da Europa, alertou a SolarPower Europe, principal associação de empresas e organizações do setor no continente. Conforme levantamento da entidade, os custos caíram cerca de 25% nos últimos meses.

A combinação de uma maior oferta de silício policristalino, a principal matéria-prima de células fotovoltaicas, com uma alta nos estoques de equipamentos no continente, derrubou os preços de painéis solares chineses para níveis inferiores a 0,15 euro por watt, tornando a competição extremamente difícil para produtos de fabricação europeia.

Recentemente, a Norwegian Crystals, uma das principais fabricantes de lingotes do continente, declarou falência. “Embora a queda de preços normalmente seja uma boa notícia, uma ausência de cuidado pode trazer sérias consequências para nossa estratégia de autonomia”, declarou a CEO da SolarPower Europe, Walburga Hemetsberger.

“No curto prazo, esse cenário já está trazendo dificuldades para a competitividade doméstica e para o renascimento da indústria solar da União Europeia. Nós pedimos com urgência que os líderes do bloco salvem as linhas estratégicas de suprimento tecnológicos do continente”, alertou a dirigente.

Entre as ações sugeridas pela SolarPower Europe para a União Europeia estão a aquisição emergencial de painéis solares de fabricação europeia; o estabelecimento de um banco voltado a manufatura de equipamentos fotovoltaicos; e equilibrar o excesso de oferta com um maior incentivo a demanda por energia solar no continente.

Plano Industrial Verde

Em janeiro, a União Europeia anunciou um plano de desenvolvimento industrial de tecnologias de energia limpa. A iniciativa, batizada de Green Deal Industrial Plan, visa tornar o bloco um polo de inovação e viabilizar metas de descarbonização.

Na ocasião do lançamento do plano, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou a necessidade de reduzir dependência em relação a China no fornecimento de equipamentos de energia renovável, por meio de uma produção local integrada e parcerias comerciais com outros centros.

“Nós precisamos criar um ambiente regulatório que nos permita ganhar escala rapidamente e criar condições propícias para setores cruciais para a descarbonização, como a energia eólica, solar, hidrogênio verde e armazenamento”, declarou von der Leyen.

Atualmente, a participação da China em todos os estágios relevantes da fabricação de painéis supera 80%. A Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) aponta que, para elementos-chave, como silício policristalino e wafers, a fatia deve aumentar para mais de 95% nos próximos anos.

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

BRASIL-DEVE-ADICIONAR-10-6-GW-DE-ENERGIA-SOLAR-EM-2026
Mercado

Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026

Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar

11/12/20252 min de leitura

SNEC-PV-ES-LATAM-2026-INICIA-CREDENCIAMENTO-PARA-EVENTO-EM-SAO-PAULO
Mercado

SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP

Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março

10/12/20252 min de leitura

BRASIL-REGISTRA-ADESAO-DE-217-MIL-EMPRESAS-AO-USO-DE-ENERGIA-SOLAR-EM-2025
Mercado

Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025

Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias

09/12/20252 min de leitura

PARTICIPACAO-DE-CONSUMIDORES-VAREJISTAS-QUADRUPLICA-NO-MERCADO-LIVRE-DE-ENERGIA
Mercado

Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia

Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel

08/12/20252 min de leitura

SAO-PAULO-SP-RECEBE-O-ENCONTRO-NACIONAL-ABSOLAR-EM-10-E-11-DE-DEZEMBRO
Mercado

São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro

Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar

05/12/20252 min de leitura

A REVOLUÇÃO SILENCIOSA DA ENERGIA DISTRIBUÍDA: COMO SIGFI E AGROVOLTAICO ESTÃO REDESENHANDO O MAPA ENERGÉTICO BRASILEIRO
Mercado

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro

Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.

03/12/20255 min de leitura

BRASIL-TERA-BANDEIRA-TARIFARIA-AMARELA-EM-DEZEMBRO
Mercado

Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro

Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país

01/12/20251 min de leitura

COMO ESCOLHER UMA EMPRESA DE ENERGIA SOLAR CONFIÁVEL: 7 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO A ESCOLHA CERTA
Mercado

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa

A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.

18/11/20256 min de leitura