Países com menor oferta de renováveis podem enfrentar fuga de investimentos
Pesquisa global indica que disposição de empresas de realocar negócios para regiões com transição energética avançada


Países com maior oferta de energia renovável tendem a atrair mais investimentos de grandes companhias, ao mesmo tempo em que regiões com matrizes elétricas dominadas por fontes fósseis podem enfrentar uma ameaça de fuga de capital nos próximos anos. É o que indica uma pesquisa global que ouviu mais de 1.400 executivos de companhias de médio e grande porte de 15 países.
O levantamento, encomendado pela think thank E3G e as entidades Beyond Fossil Fuels e We Mean Bussiness Colation, incluiu companhias privadas e públicas de diferentes setores, com o objetivo de entender a atitude de líderes empresariais em relação a transição energética para um sistema baseado em renováveis.
Uma proporção significativa dos executivos revelou uma tendência de realocar suas operações (62%) e cadeias de fornecimento (68%) para regiões com maior disponibilidade de energia limpa e 90% apontaram que o acesso as fontes renováveis é uma prioridade ao realizar um novo investimento.
Os pesquisadores avaliam que os resultados demonstram o apetite de companhias para uma transição energética mais rápida, contrastando com uma percepção geral de que os negócios relutam em abandonar os combustíveis fósseis. Esse cenário traz um alerta para que governos desenvolvam planos e políticas mais robustas de apoio às renováveis, sob o risco de perda de investimentos e empregos.
Segurança energética e menores custos
Cerca de 97% do executivos entrevistados defendem uma transição energética para um sistema baseado em fontes renováveis, sendo que 78% apoiam que isso ocorra até 2035 ou antes. 67% pedem que governos desativem usinas a carvão e as substituam exclusivamente com geração renovável, sem incluir nova infraestrutura de gás fóssil.
A pesquisa indica que 43% das companhias planejam descarbonizar as próprias operações até 2030, enquanto 27% pretendem fazer o mesmo até 2035. Entre os empresários ouvidos, 93% estão considerando investir em geração renovável própria para auxiliar suas operações nos próximos anos.
Quando perguntados o que associam com um sistema elétrico baseado em renováveis, 75% citaram maior segurança energética, 50% menores custos com eletricidade e 42% maiores lucros, entre outros benefícios. Outro dado é que 85% gostariam que seus governos priorizassem novos investimentos em energia solar e eólica em relação a outras renováveis.
Barreiras
Em relação as principais barreiras para que os negócios abandonem fontes fósseis e adotem as renováveis, 46% citaram o investimento inicial necessário. Outras dificuldades identificadas foram a falta de infraestrutura adequada de transmissão e armazenamento de energia renovável (38%) e falta de oferta de eletricidade de origem renovável (37%).
Em nível nacional, o gargalo mais citado para que governos acelerem a transição energética é a falta de financiamento às renováveis, conforme 36% dos executivos. Outros problemas lembrados foram ausência de metas governamentais (35%) e recursos insuficientes para apoiar comunidades afetadas pelo fechamento de minas de carvão (34%).

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Parte 1: O Paradoxo Solar Brasileiro
2026: O Ano da Bateria no Brasil e a Corrida Bilionária pela Energia do Futuro
17/12/20253 min de leitura

Energia Verde: A Escolha sustentável para o Planeta e os Negócios inteligentes
Nos últimos anos, o termo energia verde deixou de ser apenas uma tendência ambiental para se tornar um pilar estratégico da economia global.
17/12/20255 min de leitura
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

