EUA superam 50 GW de capacidade de produção de placas solares
Volume permite atender toda a demanda por energia solar do país, mostra levantamento da Seia


Os Estados Unidos superaram a marca de 50 GW de capacidade de produção de placas solares. Com esse volume, as fábricas do país podem atender toda a demanda doméstica por energia solar. Conforme a Associação das Indústrias de Energia Solar (Seia), o feito é um passo importante para reduzir a dependência de importações.
Ainda de acordo com a entidade, empresas dos EUA anunciaram planos para 56 GW de nova capacidade de fabricação de células fotovoltaicas, 24 GW de wafers e 13 GW de lingotes. A capacidade de manufatura de rastreadores solares atualmente ultrapassa 80 GW.
Em 2020, a Seia estabeleceu uma meta de 50 GW de capacidade de fabricação de equipamentos de energia solar até 2030. Na época, o país contava com apenas 7 GW de produção de placas solares, além de algumas operações de silício policristalino e inversores fotovoltaicos.
“Os EUA se tornaram o terceiro maior produtor de módulos fotovoltaicos do mundo em razão de políticas de incentivos”, declarou a presidente da Seia, Abigail Ross Hopper. “Essa marca também reforça o papel essencial que o setor da energia desempenha na construção de uma indústria doméstica.”
Saiba como funciona a energia solar
Inflation Reduction Act
No ano passado, a fabricação de células fotovoltaicas foi retomada nos EUA pela primeira vez desde 2019. A expansão da capacidade produtiva de painéis solares e outros equipamentos do setor é atribuída principalmente ao Inflation Reduction Act (IRA), pacote legislativo que inclui incentivos para o setor de energia renovável.
A lei foi aprovada em agosto de 2022 com o objetivo de atender a demanda interna e superar problemas logísticos da cadeia global, além de reduzir a dependência da China, país que domina a produção mundial de equipamentos fotovoltaicos.
Leia mais: Estados Unidos retomam fabricação de células fotovoltaicas

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Energia Verde: A Escolha sustentável para o Planeta e os Negócios inteligentes
Nos últimos anos, o termo energia verde deixou de ser apenas uma tendência ambiental para se tornar um pilar estratégico da economia global.
17/12/20255 min de leitura
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura

