EUA instalou 50 GW de energia solar em 2024
Número representa o maior acréscimo de capacidade de qualquer fonte no país nas últimas duas décadas, mostra estudo da Seia e da Wood Mackenzie


Os Estados Unidos instalaram 50 GW de energia solar em 2024, o maior acréscimo de capacidade de qualquer fonte registrado no país nas últimas duas décadas, mostra relatório da Associação das Indústrias de Energia Solar (Seia) e da Wood Mackenzie.
Conforme o estudo, a tecnologia solar fotovoltaica e o armazenamento de energia responderam por 84% de toda nova capacidade de geração adicionada ao sistema elétrico do país norte-americano. Além do acréscimo recorde de potência operacional, o ano passado também foi marcado pelo crescimento da indústria
De acordo com a pesquisa, a produção de placas solares triplicou nos EUA e, em sua capacidade total, a fabricação doméstica é capaz de atender toda a demanda interna. O país também retomou a produção de células fotovoltaicas.
Leia mais: EUA superam 50 GW de capacidade de produção de placas solares
Entre os estados, o Texas liderou em acréscimo de capacidade adicionada em 2024, com 11,6 GW. No total, 21 estados registraram volume anual recorde de instalações e 13 estados superaram a marca de 1 GW de potência operacional acrescentada no ano passado.
Projeções
A estimativa da Seia e da Wood Mackenzie é que a capacidade instalada total de energia solar dos EUA atinja 739 GW até 2035, mas o relatório inclui cenários demonstrando como mudanças de políticas podem impactar o mercado.
Alterações bruscas em incentivos fiscais, na cadeia de fornecimento e em políticas de licenciamento podem trazer incertezas para investidores, aumentar custos para desenvolvedores e fabricantes e causar uma desaceleração na instalação de usinas.
O cenário pessimista indica uma capacidade instalada 130 GW menor em relação ao cenário base, representando quase US$ 250 bilhões em investimentos perdidos. Uma queda nessa escala poderia deixar o país sem a eletricidade necessária para atender a crescente demanda por energia.
Entenda o mercado de energia solar no Brasil

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar

Energia Verde: A Escolha sustentável para o Planeta e os Negócios inteligentes
Nos últimos anos, o termo energia verde deixou de ser apenas uma tendência ambiental para se tornar um pilar estratégico da economia global.
17/12/20255 min de leitura
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura

