EUA: Indústria solar lista empresas que valorizam a diversidade
Plataforma da SEIA destaca negócios operados por mulheres, deficientes, veteranos, membros de grupos minoritários e da comunidade LGBTQ+


A Associação das Indústrias de Energia Solar dos Estados Unidos (SEIA) lançou um banco de dados de empresas do setor relacionadas a grupos de diversidade. Batizado de Diverse Suppliers Database, a plataforma listará negócios operados por mulheres, deficientes, veteranos, membros de grupos minoritários e da comunidade LGBTQ+. Mais de 120 companhias estão listadas e a ferramenta permanecerá aberta para novos registros.
A associação aponta que entre as atividades incluídas, estão instaladores da sistemas de geração solar e de armazenamento de energia, companhias de construção e manutenção, fornecedores de equipamentos, entre outros prestadores de serviços.
“A bilionária indústria solar está cheia de oportunidades, mas nosso sucesso futuro depende da nossa habilidade de expandir nosso alcance e abraçar uma maior diversidade de negócios”, disse a presidente da SEIA, Abigail Ross Hopper.
“Esse banco de dados criará conexões para líderes de companhias através dos EUA e por toda a cadeia de fornecimento do setor. Companhias do setor solar estão ansiosas para implementar práticas para criar uma indústria mais diversa e inclusiva e essa ferramenta pode ajudar nessa meta”, assinalou a dirigente.
Para garantir resultados justos aos negócios listados na plataforma e impulsionar a participação, a SEIA firmou uma parceria com a Black Owners of Solar Services (BOSS), uma associação de profissionais afro-americanos que atuam no setor solar, para o desenvolvimento da metodologia e recrutamento.
“A recuperação da economia dos EUA será centrada na justiça racial e na resiliência climática, e negócios operados por pessoas não brancas precisam ajudar a liderar o caminho”, disse o fundador e CEO da EnerWealth Solutions e presidente do comitê consultivo da BOSS, Ajulo Othow.
A plataforma é de uso gratuito e as companhias listadas devem ser pelos menos 51% de propriedade ou controlada por pessoas pertencentes a grupos de diversidade. Conforme a SEIA, o banco de dados também reconhecerá negócios classificados como pequenas empresas.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

