Energia renovável tem retorno global do investimento sete vezes maior do que os combustíveis fósseis
Dado consta no relatório recém-publicado pelo Centro de Finanças Climáticas da Imperial College Business School e da Agência Internacional de Energia


A energia renovável gerou retornos totais superiores nos últimos dez anos, de 422,7% contra 59% para os combustíveis fósseis ou mais de sete vezes o retorno. As informações são do relatório recém-publicado pelo Centro de Finanças Climáticas da Imperial College Business School e da Agência Internacional de Energia.
Segundo o documento, em cinco anos, o desempenho é inferior, mas ainda mais de três vezes superior ao dos combustíveis fósseis. “A volatilidade anual foi menor do que os portfólios de combustíveis fósseis nas economias globais avançadas e maior do que os portfólios de combustíveis fósseis na China e mercados emergentes e economias em desenvolvimento”, diz o relatório.
Em relação ao perfil de risco, os resultados mostram um retorno superior para projetos de energia renovável em ambas as condições típicas de mercado e durante desequilíbrios econômicos globais. Segundo o relatório, o principal motivo é o de que o portfólio global de energias renováveis está menos relacionado ao mercado mais amplo do que os combustíveis fósseis. Além disso, a correlação existente caiu durante a recente crise econômica, destacando o potencial para oportunidades de diversificação.
“À medida que mais países definem zerar as emissões líquidas de carbono até 2050, essa tendência continuará”, diz o estudo. O relatório ainda destaca que “o setor será afetado ainda mais pelo risco climático, tanto físico quanto em termos de possibilidades de política – especialmente em torno de um imposto sobre o carbono.”
Essa pesquisa, segundo afirmou à imprensa internacional Charles Donovan, diretor executivo do Centro para Finanças e Investimentos Climáticos da Imperial College Business School, demonstra que a energia renovável superou os combustíveis fósseis em todo o mundo. “A história se repete há mais de uma década, mas o investimento total ainda está atrasado. Os reguladores nacionais, especialmente nos Estados Unidos, devem começar a trabalhar nas reformas necessárias para nivelar a situação para os investidores em energia limpa.”
Confira notícias de energia solar.

Adriana Dorante
Jornalista formada pela Universidade Santa Cecília (Santos), com especialização em jornalismo econômico pela PUC/SP. Trabalhou como repórter de economia em grandes veículos de Comunicação, como DCI e jornais regionais em Campinas. Realizou trabalhos em comunicação institucional (publicações impressas e digitais) e assessoria de imprensa para entidades e empresas de diferentes segmentos em São Paulo. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 5 anos.
Artigos que podem te interessar
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

