Contratação de energia renovável por empresas privadas bate recorde no mundo em 2022
Foram firmados 36.7 GW em projetos de geração limpa, avanço de 18% sobre 2021; atividade acelerou nas Américas e na Ásia-Pacífico


A contratação de energia renovável por empresas privadas bateu recorde no mundo em 2022, totalizando 36.7 GW, um crescimento de 18% sobre o ano anterior, mostra levantamento da BloombergNEF (BNEF). A análise destaca que o avanço ocorreu mesmo em um cenário de gargalos logísticos, crise global de energia e altas taxas de juros.
O relatório indica que a atividade acelerou nas regiões das Américas e da Ásia-Pacífico. Na primeira, houve incremento tanto nos Estados Unidos quanto na América Latina, totalizando um volume recorde de 24.1 GW. A BNEF detalha que, na América Latina, os contratos de compra de energia (PPAs) foram impulsionados por empresas de mineração no Chile e no Brasil.
Já na Ásia-Pacífico, o volume contratado mais do que dobrou para 4.6 GW, com o movimento liderado pela Índia e Austrália. O estudo explica que o modelo de PPA tornou-se realidade no último ano nos principais mercados da região, incluindo Japão, China e Coreia do Sul. É esperado que a atividade siga em crescimento, com mais empresas definindo metas de fornecimento 100% renovável.
Por outro lado, a atividade decresceu 7% na Europa, Oriente Médio e África (EMEA), somando 8.1 GW em 2022, muito em razão da crise de energia que impactou a região. Alguns desenvolvedores demandaram PPAs mais caros, refletindo os preços de energia no mercado europeu. Porém, há expectativa que a atividade se recupere em 2023, com preços de gás natural mais baixos e a reforma do mercado de energia proposta pela Comissão Europeia.
Principais companhias
A Amazon liderou as operações de compra de energia renovável em 2022, com 10.9 GW em PPAs assinados, seguida pela Meta (2.6 GW), Google (1.6 GW) e Microsoft (1.3 GW), ilustrando a dominância das big techs no mercado. A BNEF estima que essas grandes companhias de tecnologia deverão seguir firmando contratos para atender o rápido crescimento da demanda por eletricidade.
O levantamento ainda assinala que foram contratados projetos renováveis de 135 desenvolvedores diferentes no ano passado. A AES Corporation liderou a lista de vendedores, com 2.8 GW em PPAs. Engie (1.6 GW) e Acciona (1.1 GW) completam as três primeiras posições.
Leia mais: Contratação de energia renovável por empresas privadas bate recorde nos EUA em 2022

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

