Conferência internacional debaterá políticas públicas para a bioeconomia
Evento virtual ocorrerá na próxima semana, entre os dias 24 e 26 de maio

A Biofuture Summit II/BBEST2020-21, conferência internacional de debate e troca de experiências em políticas públicas voltadas para a bioeconomia, será realizada entre os dias 24 e 26 de maio. O evento, que é organizado pela Plataforma para o Biofuturo, uma coalizão intergovernamental para promoção da bioeconomia de baixo carbono, será totalmente online.
Nesta edição, o Biofuture Summit juntou-se à conferência científica Brazilian Bioenergy Science and Technology (BBEST), promovida pelo BIOEN/Fapesp. O encontro contará com a participação de representantes de governos, órgãos internacionais, empresários e pesquisadores de mais de 30 países.
Entre os temas a serem abordados estão as políticas de fortalecimento à produção e uso de bioenergia, a descarbonização do meio ambiente e da economia e os novos paradigmas da matriz energética mundial. O Ministro de Minas e Energia do Brasil, Bento Albuquerque, o diretor executivo da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), Fatih Birol, e o Ministro de Relações Exteriores, Carlos França, estarão presentes na cerimônia de abertura.
As políticas públicas para estimular a bioenergia e a bioeconomia será o tema do webinar ao vivo “O projeto da política de biofuturo: resultados e próximas etapas”, que será realizado no dia 25 de maio, das 10h30 às 12h30. Entre os palestrantes do painel estão o chefe de energia Renovável da Agência Internacional de Energia (IEA), Paolo Frankl, e a diretora de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Heloisa Esteves.
No período da tarde, o destaque é para o webinar “Existe benefício climático na absorção temporária de carbono biogênico em produtos?”, com a participação do representante da Embrapa Brasil, Marcelo Morandi. Para fechar o evento, o painel “Biofuture Summit: um roteiro para a aceleração da bioeconomia”, pretende fazer uma conclusão dos temas e acordos tratados na conferência. Estarão presentes o presidente da Plataforma Biofuturo e o da IEA, Paolo Frankl.
Ariane Locatelli
Jornalista formada pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, com experiência em telejornalismo, agência de comunicação e mídias sociais. Por quase uma década, trabalhou como repórter e produtora da TV Globo São Paulo, Brasília e afiliadas. Atuou ainda como assessora de imprensa de entidades do setor elétrico.
Artigos que podem te interessar
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

