Com promessa de Copa do Mundo carbono zero, Catar inaugura usina solar de 800 MW
Planta desenvolvida pela Total Energies atenderá 10% da demanda de eletricidade do país, que recebe competição internacional em novembro


O Catar inaugurou na última semana sua primeira usina de geração solar centralizada. Desenvolvida pela Total Energies, a planta Al Kharsaah conta com 800 MW de capacidade instalada e deverá abastecer 10% da demanda de eletricidade do país.
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/
O empreendimento é uma das iniciativas que integram o esforço da nação do Oriente Médio em organizar a primeira Copa do Mundo carbono zero da história. A estimativa é que a usina evitará 26 milhões de toneladas de emissões de CO2.
Localizada a 80 quilômetros da capital Doha, a planta foi construída em um terreno de mil hectares e conta com 2 milhões de módulos bifaciais instalados em rastreadores de eixo único. Esses painéis têm a capacidade de capturar os raios de sol refletidos no chão, otimizando a produção de energia.
Energia solar em estádios
A Federação Internacional de Futebol (FIFA) se comprometeu em realizar a primeira Copa do Mundo carbono zero no Catar, competição que acontece entre 20 de novembro e 18 de dezembro.
Isso inclui iniciativas para reduzir deslocamentos e viagens durante o evento, evitando o uso de combustível, promover o uso de ônibus elétricos e metrô, utilizar métodos sustentáveis na construção de estádios e garantir o uso eficiente de água e energia.
Além da usina de Al Kharsaah, o evento também fará uso da energia solar em estádios e outras instalações. Confira:
Estádio Al Bayt
Palco da abertura da Copa, conta com capacidade para 60 mil pessoas e receberá nove jogos da competição. O estádio tem um sistema de iluminação no estacionamento completamente abastecido por energia solar.
Estádio Al Janoub
Com capacidade para 40 mil pessoas, o estádio receberá sete jogos da copa. As cercas temporárias em seu perímetro externo contam com iluminação abastecida por um sistema de energia solar.
Estádio Al Thumama
Casa de oito jogos da competição, esse estádio para 40 mil pessoas contou com um centro de pesquisa para estudar o uso de um sistema de resfriamento de alta eficiência abastecido unicamente por painéis fotovoltaicos.
Centro de treinamento Al Wahda
Esse centro de treinamento contará com um monitor de qualidade de ar abastecido por energia solar.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

