Colômbia planeja leilão de renováveis em 2021 e quer papel de liderança na transição energética da América Latina
Em apenas 27 meses, país multiplicou a capacidade instalada de renováveis em cinco vezes


De São Paulo
O governo colombiano anunciou planos para um leilão de energia renovável no primeiro trimestre de 2021 que poderá trazer mais de US$ 6 bilhões em investimentos ao país. Em discurso durante a inauguração de uma usina solar na cidade de Cartagena, o presidente Iván Duque afirmou que o certame fará da Colômbia uma liderança na transição energética da América Latina.
“Em apenas 27 meses nós multiplicamos a capacidade instalada de renováveis no país em cinco vezes e nos próximos 22 meses iremos multiplicar por mais de 20”, declarou o presidente colombiano.
O leilão seria o terceiro do tipo na Colômbia e traria projetos prontos para iniciar as operações em dezembro de 2022. As condições de disputa ainda serão definidas e anunciadas pelo ministro de minas e energia do país, Diego Mesa.
O país sul-americano prevê a capacidade de geração limpa saltar de menos de 50 MW em 2018 para mais de 2.8 GW conectados ao final de 2022, de acordo com Mesa. “Esse novo leilão permitirá ao país a aproveitar melhor seu potencial de geração solar.”
Em 2019, a Colômbia realizou seu primeiro leilão de energia renovável de larga escala, concedendo 1.3 GW para aplicações fotovoltaicas e eólicas. No mesmo ano, um leilão de reserva de energia resultou em 238MW de capacidade solar.
Desde então, o governo colombiano removeu barreiras logísticas para ajudar 14 projetos a importar equipamentos fotovoltaicos e eólicos, indicando que a medida irá acelerar o comissionamento e permitirá que os desenvolvedores possam escolher um número maior de portos no país.
O ministro de minas e energia também afirmou que 6 mil empregos foram criados graças a esses projetos, o que ilustra como a energia renovável será fundamental para a retomada sustentável que o país necessita.
Dados do órgão de planejamento energético do país (UPME), publicados no início de 2020, mostram que a Colômbia possui um portfólio de novos projetos fotovoltaicos de quase 9.5 GW, na sequência de um forte crescimento em 2019.
O número representa mais da metade dos 18.3 GW de novos projetos de todas as fontes, incluindo hídrica (4.4 GW), eólica (2.5GW) e térmica (1.9 GW). É esperado que a geração solar e a eólica respondam por cerca de 12% da matriz elétrica do país em 2022.

Thiago Nassa
Jornalista com mais de 25 de experiência em comunicação corporativa para o setor elétrico e demais segmentos econômicos. Possui trabalhos desenvolvidos em empresas e entidades como ABSOLAR, Abraceel, Portal Solar, Solar Group, Abrager, Abetre, Win Energia, Alstom, Asea Brown Boveri (ABB), Grupo Accor, Grupo Solví, Editora Segmento, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Nove de Julho (Uninove) e Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Foi professor de comunicação corporativa e assessoria de imprensa pela FMU e UnG e autor do livros "Energia Livre" e "Reconhecimento que Gera Valor". É ganhador de dois prêmios da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) como responsável por publicações organizacionais.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

