China supera 100 GW em exportações de placas solares em 2025
Brasil segue como um dos principais mercados compradores, mas apresenta queda nas importações entre janeiro e maio


A China atingiu 105,65 GW em exportação de placas solares no acumulado de janeiro a maio de 2025, mostra levantamento da InfoLink Consulting. O volume representa uma redução de 4% em relação ao mesmo período do ano passado. O estudo indica que, nessa base de comparação, África e Ásia-Pacífico registraram crescimento nas compras, enquanto Europa, Américas e Oriente Médio tiveram queda no volume de importações.
A avaliação é de que as exportações de equipamentos fotovoltaicos chineses foram restringidas nos primeiros meses do ano, em razão de cautela no planejamento de produção e prazos de instalação dentro da China, em razão da mudanças regulatórias, além do impacto tradicional do período de ano-novo e fim do ano fiscal no país. O cenário levou a um forte declínio nos embarques entre janeiro e abril.
Porém, em maio, a corrida por instalações foi encerrada no país asiático, esfriando a demanda interna. Os fabricantes de módulos solares aliviaram os cortes de produção e começaram a procurar por pedidos internacionais.
Tudo que você precisa saber sobre a placa solar
Europa
Nos cinco primeiros meses do ano, a China exportou 40,81 GW em painéis solares para a Europa, redução de 9% sobre o resultado do mesmo período de 2024. Dentro do continente, o destaque foi a França, que importou 3,65 GW até maio, superando a Espanha e ficando atrás apenas da Holanda, principal ponto de entrada de equipamentos do bloco europeu.
Ásia-Pacífico
A região Ásia-Pacífico registrou 37,1 GW em importações de módulos fotovoltaicos chineses, incremento de 7% sobre o resultado acumulado de janeiro a maio do ano passado. O maior comprador regional no período foi o Paquistão, com 12,23 GW, avanço anual de 19%.
A InfoLink destacou que as importações da Índia foram impactadas pelo final do ano fiscal, que causou redução dos embarques em abril e maio. Ainda assim, o país seguiu como segundo maior comprador da região, com 7,68 GW.
Américas
As Américas acumularam 12,1 GW em embarques de painéis fotovoltaicos chineses até maio, queda anual de 12%. O Brasil ainda é o maior mercado comprador do continente, com 6 GW, uma redução de 41% em relação aos 10,12 GW registrados no mesmo intervalo do ano passado.
Oriente Médio
De janeiro a maio, os embarques de módulos chineses para o Oriente Médio totalizaram 9,68%, queda de 22% sobre o mesmo período de 2024. O país líder da região foi a Arábia Saudita, com 3,76 GW em importações, queda de 46% sobre os 7 GW registrados até maio de 2024.
África
A África importou 5,8 GW em placas solares da China entre janeiro e maio, avanço anual de 49%. A África do Sul foi o principal comprador do continente no período, com 1,13 GW, superando em 19% o resultado do ano anterior. A análise aponta que alguns países menores, onde não havia demanda por equipamentos fotovoltaicos, registraram aumento de compras em maio, indicando um crescimento gradual na região.
Leia também tudo sobre o painel solar

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

