Austrália terá primeiro bairro 100% abastecido por energia solar

Parceria entre Tesla e da Natural Solar vai promover a instalação de painéis solares em 80 casas em um bairro da cidade de Queensland

AUSTRÁLIA TERÁ PRIMEIRO BAIRRO 100% ABASTECIDO POR ENERGIA SOLAR
Portal Solar

A cidade de Queensland na Austrália terá o primeiro bairro 100% equipado com armazenamento de energia solar e de bateria. O projeto contará com apoio da Tesla e da Natural Solar com o objetivo de instalar em cerca de 80 casas, um sistema solar de 6,2 kW (17x 365 W módulos fotovoltaicos) e 13,5 kWh da Tesla Powerwall para tornar todo o bairro sustentável na questão da eletricidade. A energia excedente poderá ser vendida por meio de um sistema Virtual Power Plant.

O processo de instalação de energia solar e baterias será “altamente subsidiada” para atrair clientes. Segundo a Natural Solar, como resultado, o custo adicional deve ser pago dentro de vários anos, sem contas de eletricidade.

“A Natural Solar tem o orgulho de fazer parceria com o governo de Queensland e a Tesla para transformar esta excelente visão de casa com bateria e energia solar inteligente em uma realidade”, disse a empresa. O projeto no bairro Oxely’s Songbird Housing Development é o primeiro a trabalhar em harmonia com a rede elétrica, além da capacidade de criar uma Usina Virtual.

A Tesla tem grandes projetos da Austrália, com o apoio do governo. O maior deles está concentrado na região sul do país, onde a Tesla vai instalar painéis solares e baterias em 50 mil casas. O projeto será financiado pela venda do excedente de energia produzido pelas residências.

A colaboração entre o estado da Austrália do Sul e a Tesla vai criar um sistema de energia interligado em que as casas possam compartilhar energia através de um sistema de rede inteligente. As casas selecionadas receberão painéis solares e baterias recarregáveis ​​gratuitamente. O projeto será financiado pela venda do excedente de energia produzido pelas residências.

Saiba os principais tipos de sistemas fotovoltaicos

A princípio, 1.100 residências populares receberão a tecnologia fotovoltaica. Após os testes, serão instalados mais 24.000 sistemas, também em habitações populares. Outras casas serão aceitas nos próximos quatro anos. O projeto ainda inclui uma usina de energia virtual com uma potência de até 250 kW e 675 MWh.

Avatar de Adriana Dorante

Adriana Dorante

Jornalista formada pela Universidade Santa Cecília (Santos), com especialização em jornalismo econômico pela PUC/SP. Trabalhou como repórter de economia em grandes veículos de Comunicação, como DCI e jornais regionais em Campinas. Realizou trabalhos em comunicação institucional (publicações impressas e digitais) e assessoria de imprensa para entidades e empresas de diferentes segmentos em São Paulo. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 5 anos.

Artigos que podem te interessar