Usinas solares impulsionarão economia local em Coivaras, no Piauí
Município localizado a 77 quilômetros da capital Teresina deve empregar 16% da população


O município de Coivaras, no Piauí, localizado a 77 quilômetros da capital Teresina e com uma população de 4 mil habitantes, deve aumentar a oferta de empregos. Isso porque estão sendo previstas as instalações de oito miniusinas, que deverão empregar 16% da população do município. Toda a administração e a responsabilidade ficarão a cargo do Governo do Estado do Piauí.
As miniusinas totalizam 5 megawatts (MW) de capacidade instalada, mais do que o suficiente para atender a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). O consumo médio mensal do hospital é de até 425 kWh ao mês, um valor bem inferior à capacidade produtiva da usina que será instalada.
Saiba quais são as maiores usinas de energia solar do Brasil
A energia gerada na estrutura ficará como crédito ao Governo do Estado do Piauí permitindo economia para os cofres públicos. O projeto também leva em consideração a sustentabilidade e autossuficiência energética de toda a região. Segundo a administração pública do estado, em Coivaras, a criação dos novos postos de trabalho será de grande impacto na região.
A superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, estima a criação de 50 empregos diretos e mais de 600 postos de trabalho indiretos com o empreendimento. “Isso permite gerar novas oportunidades para a comunidade dessas cidades, a partir da necessidade de capacitação de mão de obra qualificada”, afirmou.
A estrutura é parte de projeto de Parceria Público-Privada de Miniusinas de Energia Solar, gerenciado pela Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (SUPARC-PI). A PPP de Miniusinas de Energia Solar já passou por processo de viabilidade, consulta pública, licitação e agora segue com a implantação, após a assinatura do contrato.
Leia mais notícias sobre energia solar.

Cristiane Pinheiro
Jornalista, formada pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, com quase 30 anos de experiência no segmento de Comunicação. Tem especializações em jornalismo impresso pelo Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado, do Grupo O Estado de S. Paulo, e em televisivo pela Rede Globo de Televisão, São Paulo, e pelo Senac – Centro de Comunicação e Artes. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 10 anos.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

