Trina Solar lança série de módulos fotovoltaicos Vertex S para aplicação na geração distribuída
Equipamentos foram projetados para ter compatibilidade com os sistemas de fixação, otimizadores e inversores atualmente usados nos mercados residencial e comercial


A Trina Solar anunciou o lançamento da série de módulos fotovoltaicos Vertex S para aplicação na geração distribuída. De acordo com a fabricante, o novo produto conta com a tecnologia Vertex para aumentar a potência dos equipamentos para além de 405W. “O Vertex S responde as exigências típicas de um sistema fotovoltaico de geração distribuída e tem desempenho acima da média em áreas como eficiência, tamanho, peso, aparência facilidade de instalação, carga, confiabilidade e segurança”, diz a companhia em nota.
Na avaliação da Trina, conforme a capacidade instalada de sistemas distribuídos de geração fotovoltaica continua a crescer, há uma necessidade urgente de que os módulos sejam capazes de acompanhar essa tendência.
A série Vetex S foi projetado para ter compatibilidade com os sistemas de fixação, otimizadores e inversores atualmente usados nos mercados residencial e comercial. O produto tem dimensões de 1754mm x 1096mm e pesa 21 quilos. O produto terá três versões: DE09, DE09.05 e DE09.08. A empresa afirma que cada um desses módulos foi desenhado para possuir um formato de fácil manuseio e peso leve para simplificar a instalação.
Os módulos da série terão uma garantia de 15 anos. A Trina ainda destaca que o equipamento será fabricado de maneira sustentável, melhorando o processo de produção e focando no gerenciamento de resíduos nas fábricas. Em função das dimensões reduzidas em relação a módulos similares, o Vertex S maximiza o número de produtos que podem ser embarcados por container, reduzindo as emissões de carbono ocasionadas pelo transporte.
De acordo com as estimativas da Trina Solar, o Vertex S é mais flexível que um produto de 158mm x 72mm e possui uma maior capacidade que equipamentos de 158mmx 60mm e 166mm x 60 mm. “A série Vertex S é mais uma marca no desenvolvimento da indústria fotovoltaica. Esse produto é um módulo de ultra potência em tamanho pequeno, criado para atender as necessidades de sistemas de telhados e de energia distribuída”, declarou o presidente do conselho da companhia, Gao Jifan.
“Nós enriquecemos o mercado de geração distribuída com tecnologia de 210mm, que tem sido aprovada por consumidores de grandes usinas. Também já vendemos mais de 2GW para clientes de todo mundo, desde o lançamento dos módulos Vertex, seis meses atrás. Tanto os consumidores de geração centralizada quanto distribuída tem exigido módulos de alta potência. Dessa forma, os produtos Vertex S surgem no momento certo e podem ser utilizados com confiança.”

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

