Solar21 mira segmento residencial para avançar no mercado de energia solar por assinatura

Plano de crescimento da empresa prevê atingir receita recorrente de R$ 10 milhões e 2.500 clientes até 2023

VINICIUS FERRAZ CEO DA SOLAR21
Divulgação Solar21

A Solar21 mira o segmento de consumidores residenciais para avançar no mercado de energia solar por assinatura. O plano de crescimento da empresa prevê atingir receita recorrente de R$ 10 milhões e 2.500 clientes até 2023, possibilitando a gestão de R$ 52 milhões em ativos de geração fotovoltaica.

“Nos planejamos para atacar esse mercado de domicílios, que têm um potencial absurdo”, explicou o CEO da Solar21, Vinicius Ferraz, em entrevista ao Portal Solar. “Na cidade de São Paulo, existem 25 mil prédios verticais, enquanto casas domiciliares são mais de 3 milhões. No estado são 11 milhões, é um mercado infinito”, completou.

De acordo com o último levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o segmento residencial corresponde a 74,9% do total de sistemas de geração solar distribuída instalados no Brasil, somando quase 352 mil unidades. 

A Solar21 atua por meio do modelo de negócio conhecido como “solar as a service”, que consiste na instalação e manutenção de um sistema de geração solar mediante pagamento mensal do cliente. “O consumidor não precisa do ativo, esse modelo é o futuro. Buscamos o perfil de um cliente moderno, digital, que não se preocupa com a posse. Não é aluguel, nem compra, é solar por assinatura”, definiu o executivo. 

Ele contou que a empresa atuava até recentemente apenas com condomínios residenciais verticais, pois ainda não possuía a estrutura necessária para atender a demanda de casas residenciais. “Começamos o negócio em 2017 e nos deparamos com algumas dificuldades. Fomos buscar clientes de menor risco e chegamos aos condomínios verticais, que são excelentes pagadores.”

Atualmente, a Solar21 possui 13 condomínios como clientes: nove em Brasília (DF) e quatro em Salvador (BA). “O crescimento no mercado de condomínio é linear e tem muita burocracia, leva uma média de quatro meses para assinar o contrato. Conseguíamos atender esse segmento e seguimos estudando o setor, desenvolvendo nossa plataforma digital, estruturando nossa expansão para o segmento residencial, cujo crescimento é exponencial”, explicou Ferraz.

A companhia possui uma plataforma própria que permite digitalizar a contratação e o monitoramento do serviço. “O Brasil tem milhares de empresas de integração, por isso é preciso tecnologia para se destacar. Acreditamos possuir três grandes diferenciais: não trazemos necessidade de investimento para o cliente, toda a prestação de serviço, inclusive a manutenção, está inclusa na assinatura, e a experiência digital, que permite que tudo seja feito no celular ou computador”, explicou o executivo.

“Hoje estamos com uma estratégia bem definida. No ano passado, fizemos uma pesquisa para entender o segmento residencial e atestamos que o nosso produto funciona bem. Já estamos assinando contratos em 2021, e temos cerca de 300 clientes em lista de espera”, garantiu o CEO da Solar21.

O executivo descreveu o perfil do cliente da empresa: “Se tiver conta de energia acima de R$ 250 e morar em uma casa, já está apto para uma visita técnica”, disse. O foco de atuação da companhia será nas regiões de Campinas (SP), Grande São Paulo e Brasília. “Planejamos nos expandir futuramente para outros estados e para mais regiões de São Paulo”, concluiu.

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Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

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