Paraná ganha mapa de radiação solar para orientar novos projetos de geração distribuída
Lançada pela Copel, ferramenta permite calcular a potência necessária estimada para o sistema fotovoltaico a ser instalado, conforme o consumo de energia


O Estado do Paraná acaba de dar um passo importante no desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica, sobretudo na ampliação dos projetos de geração distribuída. A Companhia Paranaense de Energia (Copel), concessionária estadual de distribuição de energia elétrica, disponibilizou em novembro o primeiro mapa de radiação solar na região.
Trata-se de uma ferramenta online e de acesso gratuito que traz informações detalhadas sobre a incidência de raios solares em todo o território paranaense, com o intuito de orientar a tomada de decisão em novos projetos de energia fotovoltaica, sobretudo na área de geração solar distribuída.
Desenvolvido em parceira com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o mapa solar permite verificar o nível de radiação em todas as regiões do Estado, com uma visão macro de todos os meses do ano. O principal objetivo da iniciativa é oferecer ao consumidor da distribuidora informações sobre a potência fotovoltaica necessária para suprir a demanda em uma eventual transição para o modelo de geração distribuída.
A nova ferramenta tem como base de cálculo os dados de radiação solar registrados em estações meteorológicas entre os anos de 2006 e 2016, bem como as medições periódicas feitas em cem estações meteorológicas em diferentes pontos do estado.
O mapa é capaz de fornecer informações específicas para cada localidade registrada no estado, com dados sobre radiação solar média, temperatura e umidade, conforme o período escolhido – se anual, mensal ou por estação do ano.
A partir daí, é possível calcular a potência necessária estimada para o sistema fotovoltaico a ser instalado, conforme o consumo de energia e a classe de consumo que consta na conta de luz. No site, também é possível verificar os procedimentos que a Copel adota em casos de micro e minigeração distribuída. O endereço para acessar a ferramenta é solar.copel.com.
Em declarações na imprensa, o superintendente da Divisão de Desenvolvimento de Negócios da Copel, Ricardo Rothstein, afirmou que “o mapa também serve para balizar os grandes investidores de energia solar do Estado
Atualmente, o estado do Paraná possui cerca de 3,1 mil sistemas de geração solar distribuída, perfazendo uma potência instalada de 37,6 megawatts (MW). Mesmo não tendo um nível de competitividade como as regiões do Norte e Nordeste, a geração distribuída fotovoltaica tem crescido exponencialmente na região. O Estado está entre os cinco maiores geradores de energia solar nos telhados de residências, comércios, indústrias e propriedades rurais.

Portal Solar
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

