Lactec realiza pesquisa no Pantanal sobre uso de energia solar
Estudos fazem parte da segunda etapa do projeto de P&D contratado pela Energisa para avaliar alternativas de fornecimento elétrico à região


A Lactec, um dos maiores centros de ciência e tecnologia do país, está realizando um estudo para avaliar as usinas fotovoltaicas e sistemas de armazenamento no atendimento às regiões isoladas e, assim, universalizar a energia elétrica no Pantanal e demais localidades com difícil acesso à rede.
Os pesquisadores estão monitorando 23 sistemas individuais em casas de famílias ribeirinhas, fazendas, escolas e outras unidades consumidoras do Pantanal sul-mato-grossense isolados do sistema de distribuição de energia. Os estudos fazem parte da segunda etapa do projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) contratado pela Energisa para avaliar alternativas de fornecimento elétrico à região.
Ao todo, serão investidos R$ 134 milhões neste e no próximo ano, com o objetivo de atender a 2.090 famílias moradoras da região com sistemas fotovoltaicos e de armazenamento de energia. Os investimentos fazem parte do Programa Ilumina Pantanal.
De acordo com Cresencio Silvio Segura Salas, coordenador do projeto pelo Lactec, o projeto Pantanal 2 já entregou insumos importantes para o programa de universalização da energia na região pantaneira do Mato Grosso do Sul e foi vital para a definição da tecnologia mais segura, confiável e com menor impacto ambiental.
O início da instalação dos sistemas de microgeração acontecerá em paralelo à conclusão dos estudos de desempenho das plantas instaladas na fase 2 do projeto. O coordenador do projeto pelo Lactec explica que, no estágio atual, está sendo analisada a eficiência de conversão dos painéis, sistemas de baterias e dos equipamentos de controle para atendimento da carga.
Segundo ele, algoritmos de análise e modelos teóricos dos elementos do sistema são utilizados para gerar indicadores de desempenho. Ações de educação junto às famílias da área de abrangência do projeto para orientá-las em relação ao funcionamento e manutenção dos sistemas e ao uso seguro da energia também foram iniciadas.
Além do algoritmo para o planejamento de recursos de operação e manutenção, os pesquisadores ainda trabalham no desenvolvimento de uma metodologia inovadora para aumento da vida útil das baterias. Essa solução, somada a programas de eficiência energética a serem implantados pela concessionária, deve impactar na redução dos custos dos sistemas e na modicidade tarifária.

Cristiane Pinheiro
Jornalista, formada pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, com quase 30 anos de experiência no segmento de Comunicação. Tem especializações em jornalismo impresso pelo Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado, do Grupo O Estado de S. Paulo, e em televisivo pela Rede Globo de Televisão, São Paulo, e pelo Senac – Centro de Comunicação e Artes. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 10 anos.
Artigos que podem te interessar
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

