Heineken lança serviço de solar por assinatura para bares e restaurantes
Com adesão gratuita, inciativa quer chegar a 19 capitais brasileiras em 2022


A cervejaria Heineken lançou uma iniciativa de energia solar por assinatura voltada para bares e restaurantes. Conforme a empresa, a participação é gratuita, sem taxas de adesão, instalação ou fidelidade. O objetivo é levar geração renovável para 50% dos pontos de venda de 19 capitais brasileiras até 2030.
O comércio precisa se cadastrar em uma plataforma digital e receberá os benefícios de uma usina solar fotovoltaica, através da modalidade geração compartilhada.
A distribuição de energia será feita normalmente pela rede da concessionária de energia, e o estabelecimento não terá necessidade de qualquer adaptação no sistema elétrico.
"É uma parceria em que conseguimos levar uma alternativa inovadora, ecologicamente sustentável e que beneficia a cadeia de negócios", comentou o diretor de marketing da marca Heineken no Brasil, Gabriel D’Angelo Braz.
O projeto, operacionalizado em parceria com geradores regionais de energia renovável, entrou em fase piloto em agosto, inicialmente em Florianópolis, Curitiba e Cuiabá. Em outubro, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Goiânia, Distrito Federal, e Rio de Janeiro passam a figurar na lista de capitais atendidas.
A partir de 2022, o programa já atenderá 19 capitais brasileiras, sendo elas: Maceió, Salvador, Fortaleza, Vitória, Goiânia, São Luis, Cuiabá, Campo Grande, Belo Horizonte, Belém, João Pessoa, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo, Florianópolis, Palmas e Brasília.
"O compromisso da marca está alinhado com a estratégia de sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil de neutralizar as emissões de carbono em toda a cadeia de valor até 2040", afirmou a gerente de sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil, Ornella Vilardo.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

