Frigorífico no Paraná reduz gastos e aumenta competitividade com uso de geração solar
Com 928 módulos instalados, sistema fotovoltaico da Frigoritcher possui capacidade de 38.708 mil Kw/h por mês


A Frigoritcher, frigorífico localizado em Alto Piquiri, no Paraná, tem observado uma economia significativa na conta de eletricidade após a instalação de uma usina solar fotovoltaica. Foram instaladas 928 placas solares, da fabricante catarinense WEG, proporcionando uma geração de 38.708 mil Kw/h por mês. A usina é considerada uma das maiores da região. O projeto e implantação da central geradora foram feitos pela Fidati Solar.
Fausto Ritcher, diretor da Frigoritcher, explica que a usina foi uma alternativa para eliminar os números exorbitantes da conta de energia elétrica da empresa. “Nós tínhamos um alto consumo de energia e decidimos procurar a Fidati Solar, que nos apresentou o projeto e prontamente optamos pela implantação da usina solar, que hoje está gerando uma economia significativa para a nossa organização", relata Ritcher.
O executivo relata que os resultados têm sido melhores do que o esperado e recomenda as outras empresas o uso dessa fonte alternativa de energia. "Estamos plenamente satisfeitos com os resultados e recomendamos a todos os empresários da região, além de um benefício financeiro, há também viés ambiental, uma vez que sua empresa será associada a uma causa em prol do meio ambiente", finaliza.
A Fidati Solar, dedicada e soluções de energia solar, com sede em Umuarama, no Paraná, trabalha para expandir a sua atuação em todo o Brasil até o próximo ano. Inaugurada em 2014, a empresa já atua no Paraná, Santa Catariana, Mato Grosso do Sul (para plantão de vendas) e recentemente abriu uma filial em Mato Grosso, registrando mais de 500 projetos pelo país.
Cristian Gunsch, engenheiro de automação e sócio da Fidati, conta que, no início, a empresa era voltada ao mercado de automação residencial, mas com a crescente demanda pelo segmento de energia solar, ele e o pai, Paulo Roberto Cavalcante Moura, também sócio da Fidati, decidiram migrar para a área de energia fotovoltaica.
Na visão do empreendedor, o mercado de energia solar tem conquistado cada vez mais os brasileiros e, em 2020, enquanto alguns setores da economia tiveram dificuldades por causa da pandemia, a instalação de painéis solares cresceu 70%.

Adriana Dorante
Jornalista formada pela Universidade Santa Cecília (Santos), com especialização em jornalismo econômico pela PUC/SP. Trabalhou como repórter de economia em grandes veículos de Comunicação, como DCI e jornais regionais em Campinas. Realizou trabalhos em comunicação institucional (publicações impressas e digitais) e assessoria de imprensa para entidades e empresas de diferentes segmentos em São Paulo. Atua na cobertura jornalística do setor elétrico há cerca de 5 anos.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

