Expansão do mercado solar fomenta modelos de negócios alternativos
Empresas do setor buscam soluções para facilitar acesso de novos consumidores e profissionais ao setor


A expansão do mercado solar fotovoltaico brasileiro, especialmente no segmento de geração distribuída, tem fomentado modelos de negócios alternativos para atender a forte demanda dos consumidores.
Conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), somente nos seis primeiros meses do ano, quase 184 mil novas unidades consumidoras (UCs) ingressaram no segmento, adicionando 1,47 GW de potência.
Porém, o valor do investimento em um sistema fotovoltaico e acesso ao crédito ainda são barreiras para a maioria dos consumidores. Para aproveitar o movimento de expansão e, ao mesmo tempo, democratizar o acesso e explorar o potencial do mercado, empresas do setor buscam oferecer soluções para que clientes possam aderir a produção própria de energia elétrica.
Um exemplo é a Edmond, que apresenta um modelo de locação operacional de equipamentos para usinas solares de geração de energia elétrica de médio porte, de 20 kWp a 75 kWp. O CEO da fintech, Jackson Chirollo, disse ao Portal Solar que vê o desenho como interessante para empreendedores que buscam economia de energia, mas não tem interesse em tomar crédito ou realizar um investimento próprio em um sistema fotovoltaico.
“Esse perfil de comerciante não quer tomar dívida ou reduzir linhas de crédito, mas investir no próprio negócio e gerar mais receita. Com o modelo de locação, ele também não é responsável pela manutenção e limpeza dos equipamentos”, disse o executivo.
Entre outros benefícios, Chirollo destaca a dedução de Imposto de Renda (IR) e de crédito de PIS e COFINS, dependendo do regime de tributação.
Integradores
A empresa também aposta em soluções financeiras digitais para atender as demandas do segmento e facilitar a atividade comercial de integradores. “Nosso objetivo é democratizar pagamentos e dar condições para integradores concluírem o processo de venda. Isso permitirá a ampliação de soluções renováveis no Brasil”, declarou a diretora de pay e bank da Edmond, Alessandra Zuza.
Também pensando nos profissionais como forma de popularizar a energia solar, a Kinsol Energias Renováveis aposta em um modelo de franquias home based, visando facilitar a entrada de novos instaladores e também vendedores.
O CEO da empresa, Mauricio Crivelin, detalhou que o franqueado passar por procedimentos de integração e treinamento, antes de ser habilitado para atuar no mercado. “Ele prospecta clientes e realiza a venda. Todo restante cabe a nós, incluindo elaboração da proposta, contrato e financiamento. O franqueado não precisa se preocupar com logística, por exemplo."

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro
Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE
15/12/20252 min de leitura
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

