Evolua Energia mira consumidor comercial de pequeno e médio porte no mercado de geração distribuída em Minas Gerais

Criada pela Andrade Gutierrez, BMPI Infra e GreenYellow, Nova companhia prevê 35 MW em novos projetos fotovoltaicos até 2021

EVOLUA ENERGIA MIRA CONSUMIDOR COMERCIAL DE PEQUENO E MÉDIO PORTE NO MERCADO DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA EM MINAS GERAIS
Divulgação

A Evolua Energia, empresa de geração distribuída (GD) recém-criada pela Andrade Gutierrez, BMPI Infra e GreenYellow, inicia sua atuação com foco no consumidor comercial de pequeno e médio porte de Minas Gerais. A companhia, em operação desde junho, planeja atingir capacidade instalada de 35 MW de geração fotovoltaica em 2021

“Nosso mercado alvo são as pequenas e médias empresas do setor de comércio e serviços. Futuramente pretendemos entrar no segmento residencial. Começamos em Minas Gerais, aproveitando as condições favoráveis a GD no estado, e depois queremos rapidamente expandir para outras regiões do país”, declarou o CEO da Evolua Energia, Tarcísio Neves, em entrevista ao Portal Solar.

Ele explica que o segmento comercial tem uma participação superior ao industrial e gera mais demanda do que o mercado rural. “O produtor rural tem uma tarifa com benefícios que acaba tornando a GD desinteressante. Devemos ir, na sequência, para o mercado residencial, que, apesar de ter um ticket médio menor, tem uma tarifa de energia mais alta.”

O executivo destaca que, embora as três empresas associadas possuam experiência no setor de energia, nenhuma delas tinha portfólio no segmento de geração solar. O investimento inicial para a construção das usinas é estimado em R$ 160 milhões.

“Temos um plano de negócios cuja primeira etapa terá 20 MW e uma expansão prevista de mais 15 MW, totalizando 35 MW em 2021. São sete projetos em desenvolvimento, o primeiro deles já quase implementando, com energização estimada para setembro ou outubro.” Neves conta que a expectativa da Evolua é energizar uma nova planta a cada quatro ou cinco meses. 

Ele também assinala que a expansão para outros estados levará em conta fatores como nível tarifário das distribuidoras, tributos e incidência solar. “Minas Gerais tem essa liderança na GD em razão da legislação estadual que permite a isenção de ICMS. Recentemente, o Rio de Janeiro aprovou uma legislação semelhante e tornou-se uma nova fronteira desse mercado. Também avaliamos estados como o Ceará, Mato Grosso e Pará pelo nível elevado da tarifa.”

Neves afirma que o cenário de pandemia e todos os impactos econômicos decorrentes não afetaram o andamento do planejamento da empresa. “Não interrompemos a nossa estratégia, que já estava bem amadurecida. Fizemos apenas uma adequação para que as vendas fossem feitas de maneira remota.”

O CEO da Evolua Energia também tem expectativa favorável para a revisão do regramento da GD no país, conduzida pelo Congresso e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). “A pandemia prejudicou o andamento e as discussões estão sendo retomadas agora. Parece haver um viés favorável para o cliente e para sociedade. Já se percebeu a importância da fonte solar para o país. Mas não acho que a questão será solucionada antes do primeiro semestre de 2021.”

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

CONTA-DE-LUZ-ACUMULA-ALTA-DE-15-NO-BRASIL-ENTRE-JANEIRO-E-NOVEMBRO
Mercado

Conta de luz acumula alta de 15% no Brasil entre janeiro e novembro

Tarifa de energia elétrica residencial supera a inflação do país no mesmo período, mostra levantamento do IBGE

15/12/20252 min de leitura

BRASIL-DEVE-ADICIONAR-10-6-GW-DE-ENERGIA-SOLAR-EM-2026
Mercado

Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026

Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar

11/12/20252 min de leitura

SNEC-PV-ES-LATAM-2026-INICIA-CREDENCIAMENTO-PARA-EVENTO-EM-SAO-PAULO
Mercado

SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP

Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março

10/12/20252 min de leitura

BRASIL-REGISTRA-ADESAO-DE-217-MIL-EMPRESAS-AO-USO-DE-ENERGIA-SOLAR-EM-2025
Mercado

Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025

Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias

09/12/20252 min de leitura

PARTICIPACAO-DE-CONSUMIDORES-VAREJISTAS-QUADRUPLICA-NO-MERCADO-LIVRE-DE-ENERGIA
Mercado

Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia

Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel

08/12/20252 min de leitura

SAO-PAULO-SP-RECEBE-O-ENCONTRO-NACIONAL-ABSOLAR-EM-10-E-11-DE-DEZEMBRO
Mercado

São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro

Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar

05/12/20252 min de leitura

A REVOLUÇÃO SILENCIOSA DA ENERGIA DISTRIBUÍDA: COMO SIGFI E AGROVOLTAICO ESTÃO REDESENHANDO O MAPA ENERGÉTICO BRASILEIRO
Mercado

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro

Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.

03/12/20255 min de leitura

BRASIL-TERA-BANDEIRA-TARIFARIA-AMARELA-EM-DEZEMBRO
Mercado

Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro

Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país

01/12/20251 min de leitura