EDP Smart entrega mais uma usina para a Claro
Empreendimento tem previsão de gerar 6.540 MWh/ano, capaz de abastecer 110 unidades da empresa de telecomunicações


A EDP Smart, divisão de soluções em energia da multinacional portuguesa EDP, entregou na semana passada um novo projeto solar fotovoltaico. O cliente é a operadora de telecomunicações Claro - que tem investido na produção de energia renovável no Brasil.
O empreendimento possui 11.880 módulos fotovoltaicos, somando quase 3,9 megawatts pico (MWp), além de 25 inversores responsáveis por converter a energia dos módulos de corrente contínua para corrente alternada.
O sistema está dimensionado para gerar 6,54 gigawatts- hora (GWh/ano). O valor do investimento não foi divulgado. A nova usina terá capacidade para fornecer energia para as 110 unidades da Claro no Distrito Federal. A empresa de telecomunicações espera evitar a emissão de 490 toneladas de gás carbônico.
Esse é o segundo projeto da EDP para a operadora Claro no segmento de energia solar. Em junho de 2020, a EDP entregou quatro usinas solares de geração distribuída para a operadora, totalizando 4 MWp, o suficiente para atender a demanda de 516 unidades consumidoras da Claro no Estado de São Paulo.
O projeto integra o programa “A Energia da Claro", lançado em 2017 e prioriza o uso de fontes renováveis e ações de proteção ao meio ambiente em todas as operações da empresa no Brasil. Esse projeto já é considerado o maior programa de geração distribuída do País. A iniciativa já conta com usinas solares em 12 estados brasileiros, além de outros projetos já em construção nas demais unidades federativas.
Segundo o diretor de Infraestrutura da Claro, Hamilton Ricardo Pereira da Silva, a parceria da operadora com a EDP reforça o compromisso da empresa com a inovação e com a sustentabilidade. “O investimento constante para inauguração de novas usinas e diversificação das matrizes energéticas, dentro de um programa próprio de energia renovável, prova a importância com que o tema é tratado pela companhia”, disse o executivo.

Adonis Teixeira
Jornalista formado pela Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, com experiência de mais de 12 anos em comunicação. Acompanha o setor elétrico brasileiro há 5 anos, atuando no monitoramento de dados e informações do setor.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

