Crise hídrica preocupa agronegócio e energia solar pode ser alternativa

Produtor rural busca soluções para contornar os efeitos do aumento das tarifas de energia

CRISE HÍDRICA PREOCUPA AGRONEGÓCIO E ENERGIA SOLAR PODE SER ALTERNATIVA
Foto: Banco de imagem

A crise hídrica e seus impactos no setor elétrico preocupam o setor rural. A escassez de água e aumento das tarifas de energia tem elevado os custos de produção e colocado em risco a atividade dos produtores do agronegócio. Uma das principais alternativas para contornar os efeitos da crise está na energia solar fotovoltaica. 

A Comissão Nacional de Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) está promovendo uma pesquisa em todo o País para dimensionar os efeitos do aumento do custo de energia para os produtores.

“A irrigação representa 20% dos custos. Com as tarifas maiores, isso aumentou muito. Além disso, muitas atividades fazem uso intensivo da energia, como a criação de aves e a produção de leite”, disse ao Portal Solar a assessora técnica da CNA, Jordana Girardello.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o Brasil enfrenta maior crise hídrica dos últimos 91 anos, com reservatórios de todas as regiões operando abaixo das médias históricas. Desde dezembro passado, a bandeira tarifária se mantém entre amarela e vermelha, que imputa valores adicionais ao consumo de energia.

Na última terça-feira (31/8), o Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou a criação da Bandeira Tarifária “Escassez Hídrica”, o que atribuirá cobrança extra de R$ 14,20 para cada 100 kWh consumido. A decisão representa um reajuste de quase 50% em relação ao atual valor da bandeira vermelha praticado em agosto (9,42/100 kWh).

Girardello disse que a pesquisa da CNA ainda não tem os números consolidados dos impactos desse processo inflacionário, mas indicou que já é possível afirmar que o custo da produção do café aumentou em até 50% em algumas regiões do País, em razão da energia elétrica.

Ela também destacou que as culturas de hortaliças, normalmente desenvolvida por pequenos produtores nos cinturões verdes de regiões urbanas, é um dos segmentos mais afetados.

“Essas culturas precisam ser irrigadas cem por cento do tempo. Normalmente, esse cultivo é feito em propriedades pequenas, sem diversificação. Corre o risco de vermos atividades desativadas por não conseguir pagar os custos de produção”, alertou a especialista.

Solar no campo

Conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a classe de consumo rural totaliza 900 MW de potência instalada na geração solar distribuída (GD). Nos oito primeiros meses de 2021, foram adicionados 291 MW no segmento, aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2020.

A CNA observa que, desde o ano passado, há um aumento na procura por sistemas de GD solar por parte do agronegócio. Produtores buscam aumentar autonomia energética, não ficarem reféns dos preços das distribuidoras e terem maior governança sobre os custos da produção.

“O setor apoia o Projeto de Lei (5829/19) que institui um marco legal para a GD, porque traz segurança jurídica para esses investimentos. O Brasil é privilegiado e não precisa depender da água para ter energia, temos a possibilidade do Sol e do vento”, assinalou.

Ele indicou que aplicações bem-sucedidas da GD solar tem ocorrido no campo, com destaque para sistemas de irrigação e produção de leite, atividades intensivas de energia elétrica.

Em julho, o Portal Solar mostrou que a elevação das tarifas e o fim do subsídio para o consumidor rural devem acelerar a expansão da tecnologia fotovoltaica no campo.

“Os produtores vão ter que recorrer a outros meios e a solar pode suprir essa necessidade. Pode ser uma oportunidade da fonte se inserir ainda mais no agro”, disse o diretor da SolarVolt Energia, Gabriel Guimarães Ferreira.

O CEO da Enerzee, Alexandre Sperafico, identificou um grande crescimento na procura pela energia solar no agronegócio desde 2020. “Esse interesse está se fazendo mais expressivo, antes era mais modesto. Noto uma tendência clara do setor buscar essa solução.”

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

BRASIL-DEVE-ADICIONAR-10-6-GW-DE-ENERGIA-SOLAR-EM-2026
Mercado

Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026

Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar

11/12/20252 min de leitura

SNEC-PV-ES-LATAM-2026-INICIA-CREDENCIAMENTO-PARA-EVENTO-EM-SAO-PAULO
Mercado

SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP

Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março

10/12/20252 min de leitura

BRASIL-REGISTRA-ADESAO-DE-217-MIL-EMPRESAS-AO-USO-DE-ENERGIA-SOLAR-EM-2025
Mercado

Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025

Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias

09/12/20252 min de leitura

PARTICIPACAO-DE-CONSUMIDORES-VAREJISTAS-QUADRUPLICA-NO-MERCADO-LIVRE-DE-ENERGIA
Mercado

Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia

Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel

08/12/20252 min de leitura

SAO-PAULO-SP-RECEBE-O-ENCONTRO-NACIONAL-ABSOLAR-EM-10-E-11-DE-DEZEMBRO
Mercado

São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro

Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar

05/12/20252 min de leitura

A REVOLUÇÃO SILENCIOSA DA ENERGIA DISTRIBUÍDA: COMO SIGFI E AGROVOLTAICO ESTÃO REDESENHANDO O MAPA ENERGÉTICO BRASILEIRO
Mercado

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro

Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.

03/12/20255 min de leitura

BRASIL-TERA-BANDEIRA-TARIFARIA-AMARELA-EM-DEZEMBRO
Mercado

Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro

Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país

01/12/20251 min de leitura

COMO ESCOLHER UMA EMPRESA DE ENERGIA SOLAR CONFIÁVEL: 7 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO A ESCOLHA CERTA
Mercado

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa

A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.

18/11/20256 min de leitura