Conta de luz cara aumenta a procura por sistemas de energia solar

Segundo a plataforma Portal Solar, procura subiu 117% e tem como base mais de 2,5 milhões de acessos de janeiro a maio deste ano

CONTA DE LUZ CARA AUMENTA A PROCURA POR SISTEMAS DE ENERGIA SOLAR
Banco de imagem.

O interesse em projetos de geração solar distribuída cresceu 117% de janeiro a maio no Brasil, aponta levantamento do Portal Solar. O aumento da procura coincide com período de elevação das tarifas de energia, com a vigência das bandeiras amarela e vermelha, em decorrência da escassez hídrica e do maior uso das usinas termelétricas pelo sistema elétrico.

Os dados foram analisados com base nos mais de 2,5 milhões de acessos no Portal Solar no período entre janeiro e maio de 2021. A plataforma conecta consumidores com cerca de 20 mil empresas de energia fotovoltaica no País, entre distribuidores, revendedores, instaladores, projetistas e outras.

Para o CEO do Portal Solar, Rodolfo Meyer, o uso de energia solar é atualmente uma das melhores alternativas para o consumidor ter segurança de abastecimento e fugir dos constantes aumentos na tarifa de energia.

“Certamente, o avanço da energia solar nos telhados e pequenos terrenos é parte da solução para a crise hídrica e para o risco de racionamento no Brasil, além de ser uma fonte limpa e barata”, explicou o executivo.

Com o aumento da procura por projetos fotovoltaicos, o Portal Solar projeta um acréscimo de 5,4 mil novas companhias neste segmento no Brasil em 2021, o que corresponde a um crescimento de 27% no volume atual de organizações no mercado. Atualmente, a plataforma cadastra uma média de 450 novas empresas por mês na área.

Em pesquisa realizada em 2020 com mais de 1,5 mil empresas do setor, o Portal Solar apurou que 41,2% das companhias trabalham com energia solar fotovoltaica há menos de um ano, 27,1% de um a dois anos, 19,5% de dois a três anos, e apenas 12,3% atuam há mais de quatro anos no setor.

Outro dado é que apenas 6% ultrapassaram a marca de 50 sistemas instados, 57,9% instalaram de 10 a 50 sistemas e 36,4% ainda não completaram três instalações.

Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar