Conheça os incentivos fiscais para energia solar no Brasil

Você sabia que existem benefícios concedidos pelo poder público para estimular investimentos em sistemas de geração fotovoltaica no país? Confira quais são essas inciativas

IMAGEM DE UMA PLACA FOTOVOLTAICA EM CIMA DE UM TELHADO DE UMA RESIDÊNCIA
Envato

Gerar a própria eletricidade por meio de sistemas de energia solar fotovoltaica oferece diversos benefícios não apenas ao consumidor, mas também ao sistema elétrico e a sociedade como um todo. Além de uma grande economia mensal com a conta de luz, que pode chegar a 90%, esse investimento ainda valoriza o imóvel.

A energia solar, por meio da geração distribuída, também traz benefícios sistêmicos como a redução do custo de energia; redução do risco financeiro; redução de encargos setoriais; redução nas diferenças de preços entre regiões; redução de perdas elétricas; redução do consumo no horário de pico; e redução de emissões de gases poluentes.

Isso pode ser explicado pelo fato de a energia solar ser uma fonte limpa e renovável e uma tecnologia que permite a geração elétrico no local do consumo, reduzindo a necessidade de investimentos na rede.

Para estimular a difusão dessa fonte no Brasil, foram criados incentivos fiscais para tornar financeiramente mais viável e vantajosa a instalação. Entre eles estão:

  • Isenção de ICMS
  • Desconto no IPTU
  •  Inclusão no programa Minha Casa, Minha Vida
  • Isenção de imposto de importação
  • Redução do imposto de renda sobre a venda do imóvel

Isenção de ICMS

Em 1997, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) publicou o ICMS nº 101/1997, que concede isenção em operações com equipamentos e componentes de energia solar e eólica. Esse convênio foi atualizado em 2022.

Em 2015, outro convênio do Confaz autorizou a isenção nas operações internas relativas à circulação de energia elétrica, sujeitas a faturamento sob o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, ou seja, a energia produzida por sistemas fotovoltaicas que é injetada na rede.

Ao longo dos anos, os 26 estados e mais Distrito Federal aderiram a esse convênio, permitindo um melhor retorno ao investimento financeiro em um equipamento de energia solar.

Desconto no IPTU

Nos últimos ano, diversos municípios passaram a oferecer descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a empreendimentos residenciais, comerciais e institucionais que adotam certas práticas sustentáveis, incluindo a geração de energia solar. Essa iniciativa é conhecida como IPTU Verde.

Entre as cidades que contam algum programa do tipo, estão as capitais Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA). Para aderir ao benefício, verifique se o seu município oferece o IPTU Verde no site da prefeitura.

Inclusão no programa Minha Casa, Minha Vida

A energia solar será incentivada no novo Minha Casa Minha Vida, com a possibilidade de custos da instalação de equipamentos fotovoltaicos sejam vinculados às linhas de atendimento do programa habitacional, recriado pela Lei 14.620 de 2023.

Cálculos feitos pela Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar) e pela organização sem fins lucrativos Revolusolar indicam que a adoção da tecnologia fotovoltaica no Programa Minha Casa, Minha Vida pode reduzir em R$ 670 milhões os subsídios da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) já em 2023.

Isenção de imposto de importação

Em 2021, o Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Economia reduziu as alíquotas do Imposto de Importação para equipamentos de energia solar. Com a medida, a alíquota para painéis solares foi reduzida de 12% para 6%.

Além disso, desde 2020 foram publicados diversos ex-tarifários de equipamentos de energia solar, um mecanismo de redução no imposto de importação para produtos sem fabricação no país. Em 2023, o governo federal revogou algumas dessas isenções, mas afirmou que manterá o benefício para produtos de alta eficiência.

Redução do imposto de renda sobre a venda do imóvel

Um sistema de geração solar fotovoltaica instalado em uma residência pode ser declarado no Imposto de Renda como uma reforma e benfeitoria no imóvel. Isso é importante porque, ao adicionar o custo do equipamento, o valor declarado da propriedade aumenta, reduzindo a base de cálculo do imposto sobre ganho de capital em uma possível venda.

Leia também: Como funciona uma franquia de energia solar

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

BRASIL-DEVE-ADICIONAR-10-6-GW-DE-ENERGIA-SOLAR-EM-2026
Mercado

Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026

Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar

11/12/20252 min de leitura

SNEC-PV-ES-LATAM-2026-INICIA-CREDENCIAMENTO-PARA-EVENTO-EM-SAO-PAULO
Mercado

SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP

Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março

10/12/20252 min de leitura

BRASIL-REGISTRA-ADESAO-DE-217-MIL-EMPRESAS-AO-USO-DE-ENERGIA-SOLAR-EM-2025
Mercado

Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025

Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias

09/12/20252 min de leitura

PARTICIPACAO-DE-CONSUMIDORES-VAREJISTAS-QUADRUPLICA-NO-MERCADO-LIVRE-DE-ENERGIA
Mercado

Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia

Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel

08/12/20252 min de leitura

SAO-PAULO-SP-RECEBE-O-ENCONTRO-NACIONAL-ABSOLAR-EM-10-E-11-DE-DEZEMBRO
Mercado

São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro

Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar

05/12/20252 min de leitura

A REVOLUÇÃO SILENCIOSA DA ENERGIA DISTRIBUÍDA: COMO SIGFI E AGROVOLTAICO ESTÃO REDESENHANDO O MAPA ENERGÉTICO BRASILEIRO
Mercado

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro

Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.

03/12/20255 min de leitura

BRASIL-TERA-BANDEIRA-TARIFARIA-AMARELA-EM-DEZEMBRO
Mercado

Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro

Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país

01/12/20251 min de leitura

COMO ESCOLHER UMA EMPRESA DE ENERGIA SOLAR CONFIÁVEL: 7 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO A ESCOLHA CERTA
Mercado

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa

A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.

18/11/20256 min de leitura