Brasil deve acrescentar pelo menos 7 GW por ano de GD solar até 2028

Relatório da Agência Internacional de Energia (IEA) mostra que mercado seguirá em crescimento no país apesar da redução de incentivos

BRASIL-DEVE-ACRESCENTAR-PELO-MENOS-7-GW-POR-ANO-DE-GD-SOLAR-ATE-2028
Shutterstock

O mercado brasileiro de geração solar distribuída deverá acrescentar, em média, mais de 7 GW por ano até 2028, mostra estudo da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês). O relatório, divulgado nesta quinta-feira (11/01), indica que o segmento, composto por instalações residenciais e comerciais de pequeno porte, manterá o crescimento apesar da redução de incentivos.

Conforme a IEA, o Brasil responderá por quase 90% dos cerca de 50 GW acrescentados na geração solar distribuída (GD) na América Latina entre 2023 e 2028. O documento destaca que um sistema de compensação de créditos de energia extremamente vantajoso levou a um forte crescimento da modalidade no país, com 18 GW adicionados entre 2015 e 2022.

Em janeiro de 2023, as regras foram alteradas pela Lei 14.300 para introduzir uma remuneração gradual pelo uso da rede elétrica. Em muitos países, esse tipo de mudança costuma levar a quedas acentuadas no crescimento. Mas a expectativa da IEA é que o mercado brasileiro de GD solar siga forte, com o acréscimo médio de capacidade instalada superando 7 GW por ano até 2028.

A análise aponta duas razões para a continuidade do crescimento, apesar da diminuição dos incentivos. A primeira é que o valor da tarifa de energia elétrica residencial tem aumentado nos últimos anos em razão da menor produção hidrelétrica e da crescente demanda.

A segunda é que os custos do sistema fotovoltaico permanecem baixos. A combinação desses dois fatores resultou, inicialmente, em um impacto apenas moderado no tempo de retorno para o investimento em energia solar residencial. Conforme um estudo do Portal Solar, a queda média de 40% no preço dos painéis solares em 2023 no Brasil levou a uma melhora de 10% a 20% do payback da GD solar.

A atualização mais recente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) indica que o mercado de GD solar brasileiro adicionou quase 7,7 GW em 2023, com 644 mil sistemas beneficiando 860 mil novos consumidores.

Solar e eólica lideram expansão na América Latina

O levantamento da IEA estima que a América Latina deverá adicionar 165 GW em energia renovável entre 2023 e 2028. Quatro mercados representam 90% da capacidade instalada acrescentada: Brasil (108 GW), Chile (25 GW), México (10 GW) e Argentina (4 GW).

A energia solar fotovoltaica lidera o crescimento, seguida pela eólica. O desenvolvimento de hidrelétricas desacelerou na região, com as regiões mais economicamente viáveis já utilizadas e grandes projetos atrasados em razão de problemas de licenciamento e investimento.

Leilões não são mais o principal indutor de projetos eólicos e de geração solar centralizada, com o desenvolvimento em grandes mercados como Brasil, Chile, Argentina e México cada vez mais ocorrendo fora da esfera governamental. No Brasil, acordos bilaterais no mercado livre de energia responderão por 85% do acréscimo de capacidade de usinas eólicas e de geração solar centralizada entre 2023 e 2028, indica a IEA.

A marca lider em energia solar

Calculadora Solar

Economize até 35% na sua conta de luz

simulação

resumo

Digite sua concessionária
Avatar de Ricardo Casarin

Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

Artigos que podem te interessar

BRASIL-DEVE-ADICIONAR-10-6-GW-DE-ENERGIA-SOLAR-EM-2026
Mercado

Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026

Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar

11/12/20252 min de leitura

SNEC-PV-ES-LATAM-2026-INICIA-CREDENCIAMENTO-PARA-EVENTO-EM-SAO-PAULO
Mercado

SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP

Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março

10/12/20252 min de leitura

BRASIL-REGISTRA-ADESAO-DE-217-MIL-EMPRESAS-AO-USO-DE-ENERGIA-SOLAR-EM-2025
Mercado

Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025

Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias

09/12/20252 min de leitura

PARTICIPACAO-DE-CONSUMIDORES-VAREJISTAS-QUADRUPLICA-NO-MERCADO-LIVRE-DE-ENERGIA
Mercado

Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia

Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel

08/12/20252 min de leitura

SAO-PAULO-SP-RECEBE-O-ENCONTRO-NACIONAL-ABSOLAR-EM-10-E-11-DE-DEZEMBRO
Mercado

São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro

Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar

05/12/20252 min de leitura

A REVOLUÇÃO SILENCIOSA DA ENERGIA DISTRIBUÍDA: COMO SIGFI E AGROVOLTAICO ESTÃO REDESENHANDO O MAPA ENERGÉTICO BRASILEIRO
Mercado

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro

Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.

03/12/20255 min de leitura

BRASIL-TERA-BANDEIRA-TARIFARIA-AMARELA-EM-DEZEMBRO
Mercado

Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro

Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país

01/12/20251 min de leitura

COMO ESCOLHER UMA EMPRESA DE ENERGIA SOLAR CONFIÁVEL: 7 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO A ESCOLHA CERTA
Mercado

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa

A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.

18/11/20256 min de leitura