Quase 90% dos clientes finais da classe de consumo comercial reportam satisfação com sistemas fotovoltaicos

Segundo pesquisa da Greener, maior parte dos clientes empresariais que adquiriram sistemas fotovoltaicos indicaram como principal motivação a economia (84%)

QUASE 90% DOS CLIENTES FINAIS DA CLASSE DE CONSUMO COMERCIAL REPORTAM SATISFAÇÃO COM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS
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Quase 90% dos clientes finais da classe de consumo comercial reportaram satisfação com sistemas fotovoltaicos, aponta pesquisa realizada pela Greener. A consultoria conversou com uma amostra aleatória de 260 consumidores, incluindo pessoas de todos os estados do Brasil, que adquiriram seus sistemas a partir de 2017.

Entre os entrevistados, 46% se declararam satisfeito, 42% muito satisfeito, 6% insatisfeitos, 3% pouco satisfeito e 3% ainda avaliando. A Greener destaca que, entre os 9% insatisfeitos ou pouco satisfeitos, um dos principais motivos de reclamação está a geração inferior à calculada ou prometida.

Conforme a pesquisa, a maior parte dos comércios que adquiriram sistemas fotovoltaicos indicaram como sua principal motivação a economia (84%). O segundo principal motivo declarado foi a sustentabilidade (8%). Valorização do imóvel e insatisfação com a concessionária de energia também foram mencionados, mas não como a principal das motivações.

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84% dos consumidores responderam não ter tido nenhum problema com o sistema de geração fotovoltaica, contra 16% que reportaram algum tipo de ocorrência. Além da geração inferior à calculada, foram relatadas quebra de telhas durante a instalação; infiltração no telhado; mau funcionamento do inversor; problema com disjuntor, cabeamento e conectores; módulos mal posicionados; módulos arrancados do telhado por temporal; problemas na medição; quebra de módulos; e demora na instalação.

O serviço de pós-venda do integrador foi considerado excelente por 39% dos entrevistados. 28% não utilizaram, 26% classificaram como bom, 5% como ruim e 2% como regular. Considerando apenas os clientes que utilizaram o serviço de pós-venda de seu integrador, 10% consideraram-no regular ou ruim. O principal motivo apontado foi a demora no atendimento.

Em 2020, 58% dos entrevistados responderam ter financiado a compra, contra 66% em 2019. Para a Greener, uma possível explicação para essa diminuição é a pandemia, que dificultou o acesso a crédito devido às incertezas econômicas. Já 25% dos clientes compraram a vista, crescimento de 4 pontos percentuais sobre 2019.

Os sistemas que mais obtiveram financiamento estão nas faixas de 10 a 49,9 kWp. Na categoria “outros” (5%) foram destacados consórcios, doações e parcelamento via integrador.

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Ricardo Casarin

Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.

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