Power Purchase Agreement: entenda o que é o PPA
Contratos de compra e venda de energia permitem que grandes empresas invistam em projetos de energia solar


As fontes renováveis estão ganhando cada vez mais relevância no cenário mundial e para que as empresas possam contribuir com a redução de emissão de gases poluentes na atmosfera existem algumas alternativas. Neste artigo, iremos explicar tudo o que você precisa saber sobre o PPA (Power Purchase Agreement), que é uma das maneiras das empresas de grande porte adotarem a energia solar de forma eficaz e econômica.
O que é PPA para energia solar?
O PPA para energia solar é um contrato de longo prazo para a compra e venda de energias renováveis. O acordo permite que produtores de energia solar comercialize energia elétrica a consumidores com preços prefixados.
O modelo PPA para energia solar é indicado para corporações de grande porte, que demandam de um grande volume de energia.
O objetivo do contrato é de viabilizar os investimentos na construção de novas usinas de energias renováveis. Normalmente, o documento tem validade de oito a 20 anos.
Como funciona o PPA?
O processo começa com a instalação de painéis solares em uma localização adequada, no caso de um produtor de energia solar. Esses painéis são projetados para captar a luz do sol e convertê-la em eletricidade por meio de células fotovoltaicas.
A quantidade de energia produzida depende da capacidade dos painéis e das condições climáticas locais. A partir disso, o produtor de energia e o comprador, que pode ser uma empresa, instituição ou um indivíduo, assinam o contrato já com os preços, períodos, volumes e subsídios previamente definidos.
A eletricidade pode ser usada diretamente pelo comprador ou injetada na rede elétrica. Durante a vigência do contrato, o produtor é responsável por monitorar e manter o sistema solar para garantir que ele funcione de maneira eficaz. Isso pode incluir inspeções regulares, limpeza dos painéis solares e manutenção corretiva, se necessário.
No entanto, é importante observar que as estruturas podem variar de acordo com a estratégia e capacidade do comprador ou ainda conforme o próprio mercado.
Categorias do PPA
O Power Purchase Agreement possui algumas categorias para a injeção de energia solar, tendo como as principais o Onsite e Offsite.
Onsite
No contrato Onsite, o produtor de energia solar instala os painéis solares em sua própria propriedade, geralmente em telhados ou terrenos disponíveis, e a eletricidade produzida é usada diretamente no local ou pode ser vendida ao comprador.
Esse processo é ideal para empresas que têm espaço disponível para instalação de painéis fotovoltaicos e desejam reduzir seus custos de energia, sendo capaz de gerar energia sustentável por um preço ainda mais competitivo.
Offsite
Já no contrato de PPA Offsite os módulos fotovoltaicos são instalados em localizações remotas, como em parque e fazenda solar.
Dessa forma, a eletricidade gerada é injetada na rede elétrica e vendida aos compradores, que podem estar localizados a distâncias consideráveis do local de geração.
Esse método é vantajoso para compradores que não possuem espaço para a instalação de painéis solares em suas próprias propriedades.
Vantagens do PPA
Além das vantagens destacadas acima, existem outros benefícios para ambas as partes ao adquirir o contrato de PPA de energia solar, são eles:
Para produtores
Para os produtores, o PPA oferece uma fonte de receita predefinida, o que ajuda na garantia do retorno sobre o investimento em seus sistemas fotovoltaicos.
Também, pode auxiliar na redução dos custos de eletricidade, possibilitando com que o produtor comercialize energia a preços competitivos comparados aos preços do mercado. Nesse sentido, o contrato se torna uma opção econômica para os compradores.
Outra vantagem é que o PPA permite com que os produtores promovam a energia limpa e a sustentabilidade, de modo a contribuir com a redução das emissões de carbono.
Além disso, outros pontos são:
- Diversificação de portfólio;
- Mitigação de riscos;
- Investimento em novos ativos;
- Financiamento do projeto;
- Participação de leilões;
- Relações a longo prazo com os consumidores.
Para compradores
As principais vantagens são que os compradores podem adquirir eletricidade a preços fixos a longo prazo, protegendo-se contra futuros aumentos nos valores da energia. Os preços negociados no Power Purchase Agreement, geralmente, são mais baixos comparado ao livre mercado.
Outro incentivo é que o PPA ajuda na responsabilidade ambiental, contribuindo com a redução da pegada de carbono, de modo a impulsionar a energia limpa e renovável. Além disso, a empresa tem a possibilidade de conquistar certificados verdes.
Essas boas práticas são importantes, pois além de contribuir com o meio ambiente, gera uma reputação positiva aos seus consumidores.
Ainda, outro ponto positivo é a previsibilidade orçamentária, onde os preços permanecem estáveis e isso facilita o planejamento financeiro, uma vez que os compradores conseguem ter uma visão de quanto gastarão com a eletricidade ao longo do contrato.
Dessa forma, os PPAs de energia solar podem ser muito vantajoso para ambas as partes. Além dos benefícios citados acima, quem adquire tem a flexibilidade para escolher o modelo de operação e medição mais adequado a sua necessidade.
Como está o mercado do PPA atualmente no Brasil?
O mercado de PPA para energia solar no Brasil está em constante crescimento. Empresas, como Amazon, Ford, McDonald’s, Heineken, Siemens, L'Oreal, Ambev e outras tem adotado o PPA como parte de sua estratégia de sustentabilidade e economia de custos.
De acordo com o relatório da 1H 2023 Corporate Energy Market Outlook, da BloombergNEF, o volume de contratos cresceu 18% nas Américas em 2022, atingindo 24,1 GW, com avanços registrados nos EUA e América Latina. Um dos fatores de impulsionamento para a atividade foram mineradoras que buscam energia limpa para alimentar suas operações em áreas remotas do Chile e do Brasil.
Isso ilustra o aspecto positivo de estimular o desenvolvimento de projetos de energia solar e o crescimento do mercado de energia renovável. Essa é uma ótima oportunidade para empresas e consumidores contribuírem com a transição para uma matriz energética mais limpa e renovável.

Vanessa Loiola
Jornalista formada pela PUC-SP com experiência em mídia digital. Já cobriu as editorias de economia, finanças, bolsa de valores, política e entretenimento.
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