Dicas para reduzir o consumo de combustível
Cenário de instabilidade global provoca disparada dos preços de petróleo, impactando diretamente no bolso do consumidor brasileiro


A guerra na Ucrânia, sanções econômicas contra a Rússia e toda as incertezas causadas por esse cenário internacional conturbado refletem diretamente na bomba de combustível do consumidor brasileiro. A disparada na cotação do barril de petróleo levou a Petrobras a reajustar os preços de gasolina e diesel em 18,8% e 24,9%, respectivamente.
Combustível mais caro é sinônimo de despesa extra e redução nos ganhos de empreendedores que dependem do uso de veículos em suas atividades diárias. Para mitigar os efeitos dessa inflação, o Portal Solar preparou algumas dicas para você reduzir o consumo de combustível.
Mantenha os pneus calibrados
Pneus abaixo da pressão ideal aumentam a área de atrito com o asfalto, fazendo com que o carro necessite de mais energia para rodar, elevando o consumo de combustível. Verifique a pressão recomendada para os pneus do seu veículo e não deixe de checar a calibragem a cada 15 dias.
Evite usar dispositivos elétricos e o ar-condicionado quando possível
O uso de recursos elétricos, como limpadores de para-brisa e carregadores de celular, e do ar-condicionado geram maior consumo para o carro. Usar esses itens com moderação e de maneira correta, por exemplo, nunca ligando o sistema de refrigeração com as janelas abertas, é uma forma inteligente de economizar.
Carregue apenas o necessário
Quanto mais peso, mais força seu carro terá que fazer para se mover, exigindo mais consumo. Por isso, evite levar objetos desnecessários ao seu dia a dia e transporte somente o que for indispensável. Uma dica é remover bagageiros e suportes de bicicletas que estão sem uso.
Desligue o motor quando o carro estiver parado
É recomendado desligar o carro quando ele ficar parado por mais de vinte segundos, como em um congestionamento ou em um momento de espera de um passageiro. Isso evita um gasto desnecessário de combustível. Mas atenção para só desligar o motor quando isso for seguro.
Avalie o uso de etanol
Caso seu carro seja flex, verifique se vale a pena abastecer com etanol. Para isso, basta uma conta simples: um carro padrão faz 10 quilômetros com 1 litro de gasolina e 7 quilômetros com um litro de etanol. Logo, é preciso multiplicar o preço da gasolina por 0,7. Se o resultado for inferior ao preço cobrado pelo etanol, ele será mais vantajoso que a gasolina.

Ricardo Casarin
Repórter de economia e negócios, com passagens pela grande imprensa. Formado na Universidade de Metodista de São Paulo, possui experiência em mídia impressa e digital e na cobertura de diversos setores como petróleo e gás, energia, mineração, papel e celulose, automotivo, entre outros.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

