Consumo de energia tende a aumentar no verão; veja como economizar na conta de luz
Confira alguns cuidados importantes no uso e na compra de eletrodomésticos


O uso de ventilador, ar-condicionado, chuveiro e outros eletrodomésticos tornam-se mais frequentes no verão. Por isso, é comum que a conta de luz nesta época do ano fique mais alta para os brasileiros. O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), Bruno Herbert, deu algumas dicas importantes para economizar.
Siga o Portal Solar nas redes sociais:
Twitter: https://twitter.com/PortalSolar_Br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/portal-solar/
Instagram: https://www.instagram.com/portal_solar/
“Segundo pesquisas, só de passar de 17ºC para 23ºC a temperatura do ar-condicionado, a economia pode chegar a 50%. Já para os chuveiros elétricos, algumas dicas são, além da redução do tempo no banho, colocar o chuveiro no modo verão, fechá-lo para procedimentos mais demorados como fazer a barba ou hidratar os cabelos, além de manter as saídas de água do chuveiro sempre limpas”, disse o dirigente.
Ele acrescentou que os eletrodomésticos que mais pesam na conta de luz são em primeiro lugar o ar-condicionado e na segunda posição o chuveiro. Para as pessoas que querem adquirir produtos novos para se refrescar devem checar se consta no eletrodoméstico o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Esse sinal indica quais são os aparelhos mais eficientes da categoria, ou seja, que gastam menos energia.
“O ideal é comprar os que tenham o selo ou que venham com a etiqueta do Inmetro com a letra 'A', pois são os mais eficientes”, completou o presidente. Além disso, para as compras online, a dica que Herbert deu é se informar no site do fabricante ou até em portais de pesquisa para verificar a eficiência e o impacto do consumo do produto.
“Mesmo que alguns sites não informem o selo Procel do item, é possível pegar o modelo, realizar uma pesquisa rápida, conferir a eficiência e até a qualidade do produto. O consumidor não pode se privar de colher o máximo de informação sobre o que irá adquirir”, reforçou.
Outra dica importante destacada por Herbert é evitar o chamado uso fantasma. “Mesmo quando desligamos os aparelhos como televisão ou micro-ondas, ainda fica aquela luzinha vermelha ou até mesmo o display ligado. Desligar esses aparelhos completamente pode representar uma economia de até 10% no consumo anual de uma residência”, avaliou.
“Além disso, há outras ações simples que podem resultar em economia como trocar as lâmpadas normais por lâmpadas LED; fazer um bom uso do refrigerador, não ficando muito tempo com a porta aberta ou evitando o acúmulo de gelo; não ficar passando roupa em pequenas quantidades, entre outras ações que ajudam em um consumo mais eficiente”, completou.

Vanessa Loiola
Jornalista formada pela PUC-SP com experiência em mídia digital. Já cobriu as editorias de economia, finanças, bolsa de valores, política e entretenimento.
Artigos que podem te interessar
Brasil deve adicionar 10,6 GW de energia solar em 2026
Número representa queda de 7% em relação à capacidade instalada em 2025, mostram projeções da Absolar
11/12/20252 min de leitura
SNEC PV & ES LATAM 2026 inicia credenciamento para evento em SP
Cadastro já pode ser realizado no site oficial a partir deste mês; com organização da NürnbergMesse e Oakstream, congresso e feira ocorrem entre 24 e 26 de março
10/12/20252 min de leitura
Brasil registra adesão de 217 mil empresas ao uso de energia solar em 2025
Foram adicionados 2 GW entre janeiro e outubro para atender companhias de comércio, serviços e indústrias
09/12/20252 min de leitura
Participação de consumidores varejistas quadruplica no mercado livre de energia
Menor restrição de acesso ao Ambiente de Contratação Livre (ACL) impulsiona adesões desde janeiro de 2024, mostra pesquisa da Abraceel
08/12/20252 min de leitura
São Paulo (SP) recebe o Encontro Nacional Absolar em 10 e 11 de dezembro
Evento reunirá empresas e especialistas para debater as perspectivas do mercado de energia solar
05/12/20252 min de leitura

A Revolução Silenciosa da Energia Distribuída: Como SIGFI e Agrovoltaico estão redesenhando o mapa energético brasileiro
Enquanto os holofotes celebram o Brasil como o quarto maior mercado de energia solar do mundo, uma transformação mais profunda e silenciosa está em curso, longe das gigantescas usinas centralizadas.
03/12/20255 min de leitura
Brasil terá bandeira tarifária amarela em dezembro
Cenário traz custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh de energia elétrica consumidos país
01/12/20251 min de leitura

Como escolher uma empresa de energia solar confiável: 7 sinais de que você está fazendo a escolha certa
A energia solar já é a segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira, com cerca de 60 GW de potência instalada e mais de 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em operação, segundo dados da ABSOLAR.
18/11/20256 min de leitura

